metropoles.com

Ibaneis descarta medidas drásticas contra servidor para driblar crise

Segundo governador, contas locais são monitoradas diariamente: “Não podemos prejudicar a vida das pessoas”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Caio Barbieri / Metrópoles
Ibaneis-Festa-do-Morango
1 de 1 Ibaneis-Festa-do-Morango - Foto: Caio Barbieri / Metrópoles

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), descartou, neste sábado (31/08/2019), adotar medidas consideradas drásticas para garantir o pagamento da folha de servidores do Governo do Distrito Federal (GDF). O posicionamento ocorre após a área federal sinalizar que estuda reduzir salários e jornadas de trabalho dos funcionários públicos e congelar progressões nas carreiras como forma de diminuir gastos com pessoal.

“No que pese toda a crise pela qual estamos passando, nós ainda temos uma situação de equilíbrio das contas. Estamos mais confortáveis do que a União no que diz respeito a servidores. Então, não tenho pretensão, neste momento, de adotar esse tipo de medida na cidade”, disse o emedebista ao Metrópoles, durante visita à Festa do Morango, em Brazlândia.

O titular do Palácio do Buriti afirmou ainda que tem orientado a equipe econômica para que monitore de perto a movimentação de recursos dos cofres públicos locais. Para Ibaneis, o controle traz maior segurança e possibilita evitar penalidades mais severas ao quadro funcional do GDF.

“A gente precisa tomar muito cuidado para não prejudicar a vida das pessoas, ainda mais se tratando de servidores públicos, que já há algum tempo não têm reajuste e vêm passando por algumas dificuldades. O momento é de equilibrar as contas”, frisou.

Festa do morango

Ibaneis Rocha conversou com a reportagem durante a visita que fez, na manhã deste sábado, à Festa do Morango, tradicional evento anual que ocorre em Brazlândia, cidade reconhecida como referência na produção da fruta.

As comemorações, que começaram na sexta, encerram em 8 de setembro e a estimativa de público durante os seis dias de programação é de 90 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Durante a passagem pelo local, o chefe do Executivo local visitou estandes, ouviu demandas dos moradores e feirantes e, no final da agenda, assinou documento que garante a cessão das terras do evento para o Parque Agropecuário. O pedido era reivindicação antiga dos produtores rurais, que aguardavam o trâmite processual para que o espaço possa receber benfeitorias estruturais, como instalações físicas definitivas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?