Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Ibaneis após flexibilizar regras da Covid: “A vida tem que seguir”

Declaração ocorreu nesta terça, quando governador decidiu suspender exigência de máscaras em espaços abertos a partir de novembro

atualizado 26/10/2021 22:53

Governador Ibaneis Rocha acompanha o início das obras no autódromo Nelson PiquetArthur Menescal/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta terça-feira (26/10), que a recente flexibilização de regras adotadas nas piores fases da pandemia de Covid-19 foi possível após o aumento da vacinação dos brasilienses. As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial (DODF).

“A vida tem que seguir, aumentando a vacinação e diminuindo a transmissão”, afirmou ao Metrópoles o emedebista.

No decreto, o titular do Palácio do Buriti decidiu suspender, a partir de 3 de novembro, o uso de máscaras em espaços abertos. A obrigatoriedade de utilizar o equipamento de proteção, no entanto, ainda será cobrada em locais fechados, áreas de convivência dos condomínios e espaços corporativos.

O gestor também flexibilizou os horários de comércios em funcionamento na capital do país. A nova regra permite que o estabelecimento comercial opere de acordo com a autorização prévia que consta no alvará. O texto beneficia restaurantes, bares, academias e shoppings da capital federal, por exemplo.

O mesmo texto reduziu a necessidade de distanciamento entre as mesas em restaurantes, bares e centros gastronômicos. A atualização permite o espaçamento de 1 metro (até então, eram 2 metros).

As aulas coletivas em academias, como dança e esportes, também foram liberadas conforme novo decreto assinado pelo governador do DF. O compartilhamento de equipamentos de musculação também volta a ser autorizado.

Mais lidas
Últimas notícias