metropoles.com

GDF isenta bares e restaurantes da taxa de ocupação durante lockdown

Decisão do governador Ibaneis Rocha foi comunicada em reunião com setor produtivo ocorrida na tarde de sexta-feira (12/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Bares e restaurantes sofrem perdas com a crise causada pela covid-19
1 de 1 Bares e restaurantes sofrem perdas com a crise causada pela covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a suspensão de cobrança da taxa de ocupação de áreas públicas usadas por bares e restaurantes, trailers, quiosques e feiras. Na prática, esses estabelecimentos não pagarão pelo uso dos espaços enquanto o decreto que institui o lockdown estiver em vigor.

O anúncio foi feito durante reunião, no Palácio do Buriti, entre o chefe do Executivo local e representantes do setor produtivo, nessa sexta-feira (12/3). O setor foi um dos mais impactados pela crise sanitária causada pela Covid-19. Um novo decreto está sendo editado pelo titular do Palácio do Buriti e deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Ao Metrópoles, o secretário de Economia André Clemente informou que também haverá isenção da taxa pública enquanto perdurarem os decretos com medidas restritivas no Distrito Federal. Segundo ele, a remissão das dívidas envolve o período entre março de 2020 e fevereiro de 2021.

“A medida é mais uma sinalização do governo Ibaneis para minimizar o forte impacto financeiro sofrido pelos setores econômicos. O momento é de união e requer medidas enérgicas do poder público até que a circulação do vírus esteja controlada”, disse.

De acordo com o texto previsto, os pagamentos já realizados não serão passíveis de restituição.

Toque de recolher

Na última segunda-feira (8/3), Ibaneis decretou toque de recolher das 22h às 5h, até o próximo dia 22, com o objetivo de tentar conter a proliferação de casos de Covid-19 na capital do país, que beira o colapso na rede hospitalar tanto pública quanto particular.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 314.521 contaminações e 5.082 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 34 mortes e 1.565 novas infecções.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?