metropoles.com

Ex-desembargador Everardo Gueiros será secretário de Cidadania do GDF

Além de ter passado pelo TRE-DF, o advogado foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco e aliado do governador eleito

atualizado

Compartilhar notícia

TRE-DF/Arquivo
everardo-gueiros1
1 de 1 everardo-gueiros1 - Foto: TRE-DF/Arquivo

Aos 43 anos de idade, o advogado Everardo Gueiros assumirá a Secretaria de Cidadania no governo de Ibaneis Rocha (MDB), a partir de janeiro de 2019. A criação da pasta reflete a decisão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de anunciar a formação do Ministério da Cidadania.

Pernambucano de Recife que atua na capital da República há 20 anos, Gueiros foi desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) e suplente no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O futuro secretário dirigiu também a Escola Superior de Advocacia local e presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do DF durante o mandato de Ibaneis na OAB-DF. Um dos mais fortes aliados do governador eleito, Gueiros é advogado nas áreas administrativa, cível, eleitoral, penal e trabalhista, com atuação nos tribunais superiores, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Contas da União (TCU).

No DF, até então, a Secretaria de Cidadania era unida à de Justiça e cuidava do sistema prisional e do programa Na Hora. Caso Ibaneis siga de forma fidedigna a ideia original de Bolsonaro, no Distrito Federal a futura pasta teria de abrigar a área social do governo, hoje parte da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), superórgão criado para abrigar o hoje presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT).

Contudo, Ibaneis já sinalizou que vai desmembrar a pasta, ao anunciar o ex-procurador-geral do Trabalho João Pedro Ferraz como secretário do Trabalho. Uma reunião deve ser realizada nesta quinta-feira (6/12) para definir as responsabilidades de cada secretário a partir de 1º de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?