Esplanada terá megacampanha federal com dicas de prevenção à Covid

Ministério da Saúde solicitou autorização do GDF para instalar empenas publicitárias com medidas preventivas nas laterais dos ministérios

Caio Barbieri
Compartilhar notícia

O governo federal prepara uma megacampanha para estampar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com orientações à população sobre as principais medidas protetivas contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde solicitou que o Governo do Distrito Federal (GDF) autorize a instalação de empenas publicitárias em cada um dos prédios projetados por Oscar Niemeyer e que abrigam os 23 ministérios da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Por ser em área tombada, a pasta responsável pelas ações nacionais da pandemia resolveu fazer uma consulta oficial aos integrantes do Palácio do Buriti, sede do governo local.

“A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas”, explicou o ministério para o GDF.

“Diante deste cenário complexo, reforçamos a necessidade da comunicação sobre a importância das medidas de prevenção: lave as mãos/use máscara/evite aglomeração/mantenha o distanciamento social e procure atendimento imediato caso tenha algum sintoma. Para essa ação na Esplanada, foi planejada a instalação de empenas nos prédios dos ministérios”, continuou.

Autorização

De acordo com o Ministério da Saúde, os materiais utilizados serão confeccionados em lona tensionada, fixada em estrutura de metalon – material industrial de alta resistência – com as dimensões de 16 metros por 12 metros. O tamanho é o autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A instalação está prevista para o dia 25 de maio e deve perdurar pelos próximos meses.

De acordo com a Secretaria DF Legal, responsável pela fiscalização das atividades e intervenções urbanas do GDF, a publicidade institucional de órgãos públicos não precisa de autorização prévia, segundo prevê o Plano Diretor de Publicidade (PDP) do Distrito Federal.

Ainda conforme o GDF, ficam dispensadas de licenciamento as propagandas referentes a empreendimentos ou campanhas de interesse público promovidas pelo Poder Público, desde que tenha a ocupação máxima de 25 % da superfície de fixação.

No total, o Brasil já perdeu 441.691 vidas para a Covid-19 e computou 15.812.055 casos de contaminação.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile