Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Deputado quer verbas do Refis aplicadas para compra de vacinas do DF

Chico Vigilante (PT) também propõe que 50% das emendas parlamentares sejam direcionadas para ações de combate à pandemia da Covid-19

atualizado 01/03/2021 13:31

JP Rodrigues/Metrópoles

O deputado distrital Chico Vigilante (PT, foto em destaque) propôs, nesta segunda-feira (1º/3), que o governador Ibaneis Rocha (MDB) utilize o valor arrecadado após a aprovação do Programa de Refinanciamento de Dívidas do DF (Refis) para o combate à Covid-19 e a compra direta de vacinas.

Em documento encaminhado ao titular do Palácio do Buriti, o parlamentar criticou a gestão da campanha nacional conduzida pelo Ministério da Saúde e sugeriu um “gabinete de crise” formado por integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Câmara Legislativa (CLDF) para tratar da crise sanitária local.

“Precisamos comprar vacinas diretamente, mesmo porque há uma fábrica da Sputnik V em nosso território. Nesse sentido, proponho que a arrecadação proveniente do Refis seja alocada para a aquisição de vacinas e aberturas de novos leitos, bem como para o pagamento do auxílio que consta de nosso Projeto nº 1.725/2021, analisando a possibilidade de ampliação do proposto em valor e abrangência”, registrou o deputado distrital.

Na mesma linha, Vigilante tem articulado entre os distritais a possibilidade de destinar 50% das emendas garantidas a cada parlamentar para a compra direta dos imunizantes para a população brasiliense.

“Estamos em conversa com o presidente da Casa, Rafael Prudente [MDB], para que cheguemos a esse entendimento”, explicou.

Em média, cada deputado tem direito de direcionar cerca de R$ 20 milhões para projetos classificados como prioridade do mandato.

Últimas notícias