metropoles.com

Deputado que trocou esquerda por Bolsonaro foi expulso do PSB no DF

Deputado Roosevelt Vilela filiou-se, na terça-feira (22/2), ao Partido Liberal, mas socialistas dizem que ato foi após decisão da Executiva

atualizado

Compartilhar notícia

Bárbarah Queiroz/ Segov-PR
roosevelt
1 de 1 roosevelt - Foto: Bárbarah Queiroz/ Segov-PR

O Partido Socialista Brasileiro no Distrito Federal (PSB-DF) informou, nesta quarta-feira (23/2), que o deputado distrital Roosevelt Vilela foi expulso da legenda por destoar da linha de atuação da sigla. A decisão ocorreu na última quinta-feira (17/2) por iniciativa da executiva partidária.

O Metrópoles revelou, na terça-feira (23/2), a recente filiação do bombeiro militar ao Partido Liberal (PL) (foto em destaque), mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro.

“Na quinta-feira da semana passada, a Comissão Executiva se reuniu para fazer o julgamento do pedido de expulsão do deputado Roosevelt Vilela. É um pedido que já estava no Conselho de Ética e que foi examinado por nós, da comissão executiva, e justamente se comprova pelas suas posições políticas e ideológicas, tanto no apoio ao atual governo Ibaneis [Rocha] quanto ao apoio ao presidente Jair Bolsonaro, a quem o PSB faz oposição”, explicou Rodrigo Dias, presidente regional da sigla.

Apesar da determinação, o PSB não deve ingressar na Justiça para reivindicar o mandato do deputado distrital por infidelidade partidária.

“A gente não vai entrar com um pedido de mandato, porque a Justiça já reconheceu que, nesses casos, o mandato é do parlamentar. Com isso, o partido vai preferir focar agora justamente esse processo eleitoral de construção de nominatas, tanto para federal quanto para distrital, para que a gente não incorra nos mesmos erros e consiga de fato eleger parlamentares que nos representem e representem aquilo em que o PSB acredita”, destacou o partido.

Deputado Roosevelt Vilela deixa PSB e assina com PL de Bolsonaro

Entenda o caso

O deputado distrital Roosevelt Vilela, eleito para a Câmara Legislativa (CLDF) em 2018, decidiu deixar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e migrar para o Partido Liberal (PL), atual sigla do presidente Jair Bolsonaro e da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.

“Estamos trazendo para o PL um deputado que representa não só os bombeiros, mas toda segurança pública, que conhece a cidade, seus desafios e trabalha muito para construir um DF e um país melhor. O PL é um partido que agrega, que une quem tem propósitos e compromisso com a população”, disse à Janela Indiscreta a ministra Flávia Arruda.

A cerimônia ocorreu nessa terça-feira (22/2) e contou com a presença do presidente nacional do PL, 0 ex-deputado Valdemar Costa Neto.

Roosevelt foi um dos mais fiéis aliados do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e, durante a gestão passada, chegou a ocupar os cargos de secretário-adjunto da Secretaria das Cidades e administrador das cidades-satélites de Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way.

Com a mudança, o PSB deixa de ter representantes no Legislativo da capital federal. Antes dele, o distrital José Gomes também saiu da sigla socialista após embates internos. Gomes, atualmente, preside o Partido Trabalhista Brasileiro no Distrito Federal (PTB-DF).

Histórico

Embora seja de um partido do campo progressista, Roosevelt Vilela manifesta posicionamentos favoráveis aos interesses do atual governador Ibaneis Rocha (MDB).

O bombeiro militar estreou na política, ainda em 2010, pelo Partido Social Liberal (PSL). À época, Vilela concorreu a uma cadeira de deputado distrital e obteve 3.422 votos, mas não foi eleito.

O político filiou-se ao PSB em 2014, quando recebeu 8.957 votos. Ele chegou a ocupar uma cadeira na Casa por alguns meses, após o titular da cadeira, o então deputado Joe Valle (PDT), assumir a Secretaria de Trabalho da gestão socialista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?