Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

De surpresa, vice-governador visita posto de vacina após aglomeração no DF

Paco Britto (Avante) esteve no Centro de Saúde nº 05, no Lago Sul, para acompanhar a logística de atendimento a idosos com mais de 80 anos

atualizado 01/02/2021 21:07

Vinicius de Melo / GDF

O vice-governador Paco Britto (Avante) fez uma visita de surpresa, nesta segunda-feira (1/2), ao Centro de Saúde Nº5, do Lago Sul, uma das unidades responsáveis por aplicar vacina contra a Covid-19 em idosos com idade igual ou superior a 80 anos.

O compromisso não constava na agenda oficial do número dois do Palácio do Buriti e ocorreu após aglomerações terem sido registradas em vários pontos do Distrito Federal. A unidade foi uma das primeira a adotar o sistema drive-thru para garantir a imunização da população maior de 80 anos.

No local, Paco conversou com as pessoas que esperavam pelo imunizante e orientou os pacientes para que seguissem as instruções repassadas pelos profissionais da saúde, além de alertar para que as aglomerações fossem evitadas. Ele também acalmou os idosos que estavam na fila, aguardando para receber a dose.

“Há vacinas para todos que estejam no grupo prioritário. Os atendimentos encerram hoje, às 17h, mas retornam amanhã às 8h. Não é preciso se preocupar”, garantiu. O mesmo foi assegurado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB): “Temos vacinas para todos“.

O vice-governador pediu ainda atenção aos idosos sobre a necessidade de retorno para a segunda dosagem da vacina. “É preciso se atentar ao cronograma para que vocês compareçam às unidades de saúde e recebam a segunda dose, que é essencial para a efetivação do efeito esperado”, disse.

Telecovid

Ainda nesta segunda-feira, O GDF ampliou o número de postos e reativou o “Telecovid”, a central telefônica disponibilizada exclusivamente para o agendamento da vacinação em casa dos pacientes do home care privado, pessoas com 80 anos ou mais e com dificuldade de locomoção.

A decisão foi tomada pela Secretaria de Saúde para facilitar o acesso à primeira dose do imunizante. A orientação é que o contato pelos números 190, 193 e 199, do Telecovid, seja feito somente a partir desta terça-feira (2/2).

Últimas notícias