metropoles.com

Covid-19: DF espera vacinar 79 mil pessoas a partir desta sexta (23/4)

De acordo com o GDF, 34 mil doses estarão disponíveis para a 2ª aplicação a partir de amanhã. No sábado, começa vacinação para 62 e 63 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial para Metrópoles
vacinação contra a Covid-19 no DF
1 de 1 vacinação contra a Covid-19 no DF - Foto: Arthur Menescal/Especial para Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta quinta-feira (22/4) que espera aumento substancial no movimento dos postos de vacinação no DF.  A expectativa é vacinar 79 mil pessoas no DF a partir desta sexta (23) contra a Covid-19.

O cálculo inclui 34 mil doses para a segunda aplicação em quem já tomou a primeira, a partir de sexta. No sábado (24), começa a imunização para a primeira dose do grupo 62 e 63 anos, faixa etária que tem 45.021 pessoas no DF.

Não há necessidade de agendamento em nenhum dos dois casos. Mas para a 2ª dose, o DF só vai aplicar o imunizante em que recebeu a primeira aplicação na capital do país, conforme consta no cartão de vacinação. O objetivo é evitar o turismo vacinal.

Durante a coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o titular da pasta explicou que o público de 62 e 63 anos poderá receber a vacina graças à nova remessa de 46,5 mil doses confirmada pelo Ministério da Saúde, que deve chegar na madrugada desta sexta em Brasília. Desse total, 10% serão guardadas como reserva técnica.

“Mas a quantidade é suficiente para atender toda essa nova faixa etária”, frisou Okumoto.

Mais postos

Presente ao evento, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, adiantou que, em função da expectativa de alta demanda, o número dos pontos de vacinação no sábado e domingo no Distrito Federal também será ampliado para atender a demanda.

Na região central, por exemplo, haverá mais um ponto de imunização no Parque da Cidade, além de outro na Torre de TV. Planaltina também receberá novos pontos, tanto em atendimento drive-thru quanto a pé. A lista completa será divulgada ainda nesta quina pela Secretaria de Saúde.

Gustavo Rocha também comemorou a redução no número de casos no DF. De acordo com ele, houve redução de 19% no número de infectados e de 5% no de óbitos. Já a taxa de contaminação tem tido oscilações entre 0,86 e 0,87.

Para a pandemia ser considerada controlada, o índice de transmissão precisa estar abaixo de 1.

Hospitais de campanha

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou dispensa de licitação, em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), na manhã desta quinta, com a contratação da empresa Mediall Brasil para cuidar da operação dos três novos hospitais de campanha na capital da República, com 300 leitos. O valor total é de R$ 199.400.400.

Nenhum deles, no entanto, será de terapia intensiva. Os três novos hospitais de campanha terão unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). As estruturas estão montadas em Ceilândia, no Gama e Plano Piloto desde a última semana e ainda serão inauguradas.

O contrato do GDF com a empresa terá duração de 180 dias, que deverá oferecer serviços de gestão integrada de leitos hospitalares, com suporte ventilatório pulmonar e terapia renal substitutiva beira-leito.

O GDF explica que os leitos de UCIs têm suporte ventilatório e de hemodiálise e serão suficientes para zerar a fila de quem espera por uma UTI no DF;

Compartilhar notícia