metropoles.com

Covid-19: avó de Michelle Bolsonaro deixa UTI após mais de um mês internada

Maria Aparecida Firmo Ferreira apresentou melhora no quadro geral, está consciente e foi encaminhada para um leito de enfermaria do HRSM

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira / Metrópoles
Avó de Michelle Bolsonaro
1 de 1 Avó de Michelle Bolsonaro - Foto: Daniel Ferreira / Metrópoles

Internada há mais de um mês, a avó materna da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, que está com Covid-19, deixou a unidade de terapia intensiva do Hospital Regional de Santa Maria  (HRSM) na manhã desta sexta-feira (7/8). Com um quadro clínico considerado estável, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, segue em observação na unidade pública de saúde do Distrito Federal.

Embora ainda esteja com dificuldades respiratórias – ela chegou a ter 78% da capacidade pulmonar comprometida – a idosa faz uso de máscara de oxigênio como forma de dar mais conforto durante o tratamento contra o Sars-Cov-2. Por meio do procedimento, ela também recebe medicamentos vaporizados e umidificados, com o objetivo de enriquecer o gás inspirado.

0

Atualmente, conforme apurou a coluna, Maria Aparecida está consciente, compreende o que lhe está sendo dito, mas ainda registra dificuldades ao emitir sons. Mesmo na enfermaria, a idosa mantém a dieta enteral equilibrada, realizada por meio de sonda.

De acordo com a equipe médica, ela se mantém em regular estado geral e está hemodinamicamente estável, ou seja: está com as funções corporais preservadas, incluindo pressão arterial e frequência cardíaca controladas.

Leve piora anterior

Recentemente, quando ainda estava na terapia intensiva, Maria Aparecida chegou a sair do intubamento, mas teve de retomar o procedimento após apresentar leve piora no quadro geral.

Maria Aparecida Firmo foi transferida para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) em 1º de julho, quando passou a ser atendida nos boxes de emergência. Ela seguiu para internação primeiramente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), sentindo falta de ar, após passar mal, cair e desmaiar em uma das ruas do Sol Nascente, onde mora. A idosa foi levada à unidade hospitalar por um vizinho que a encontrou desacordada na porta de uma farmácia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?