Os bastidores das notícias, e os principais personagens, que movimentam a política do Distrito Federal

Controladoria: GDF alcança o melhor Índice de Transparência desde 2016

Os dados alcançados pelo Executivo local saltaram de 84 para 90%, o maior registro desde quando foi criada a métrica

atualizado 03/12/2020 14:16

Palácio do Buriti

O Índice Geral de Transparência do DF, ranking para medir, por exemplo, a facilidade de acesso a informações oficiais,  saltou de 84 para 90%, o maior registro desde 2016, quando foi criada a métrica. O número será divulgado nesta quinta-feira (03/12) pela Controladoria-Geral do DF (CGDF). Essa é a  da 5ª Edição do Índice de Transparência Ativa (ITA 2020).

“Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Governo do Distrito Federal [GDF] avançou em transparência e no atendimento à Lei de Acesso à Informação. Alcançamos o maior Índice Geral de Transparência do DF, o que é um marco muito importante para nós. A diretriz do governador é de aproximar cada vez mais o GDF da sociedade e isso se faz por meio de um governo cada vez mais transparente”, afirmou o secretário e controlador-chefe, Paulo Wanderson Moreira Martins

De acordo com a Controladoria, em 2020, houve um aumento de mais de 40% no número de órgãos com 100% no índice, saltando de 54 para 77 órgãos. Isso significa, segundo a CGDF, a transparência de 100% dos órgãos públicos especializados/autônomos; 93% das secretarias de Estado; 70% das administrações regionais; e 88% das entidades ligadas à estrutura do Executivo local.

Apenas no caso específico de administrações regionais, a quantidade delas com transparência total às informações saltou de 11, número registrado no ano passado, para 23, de acordo com o mais recente índice.

 

 

Últimas notícias