metropoles.com

Com ameaça da 2ª onda de Covid-19, colégio do DF realiza noite de formatura

Cada um dos 150 formandos do ensino médio do Galois poderá levar até 6 convidados para a noite desta quinta-feira (3/12), no Ópera Hall

atualizado

Compartilhar notícia

Unplash/Reprodução
Homem com roupa de formatura
1 de 1 Homem com roupa de formatura - Foto: Unplash/Reprodução

Menos de 48 horas depois de o Governo do Distrito Federal (GDF) lançar medidas mais duras para inibir aglomerações, pelo risco real de uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus, uma escola particular de Brasília decidiu manter a realização da solenidade de formatura para os 150 estudantes do 3º ano do ensino médio. Os formandos do Colégio Galois recebem os canudos na noite desta quinta-feira (3/12), às 20h, no Ópera Hall, antigo Net Live.

Embora tenha sido divulgado como uma colação de grau, o evento reunirá a programação de uma formatura tradicional em apenas uma noite: o recebimento do diploma, a solenidade religiosa e, por fim, as homenagens. Cada presente receberá uma espécie de kit, com água, suco e bolo. As bebidas alcoólicas não serão fornecidas pela organização da festa, mas não houve orientação para impedir convidados de levá-las.

Para participar do momento, cada estudante recebeu seis convites para serem distribuídos entre amigos e familiares. Caso haja algum convidado excedente a esse número, desde que seja do núcleo familiar, a aquisição do acesso poderá ser paga. Pelas contas, o local estará preparado para receber pelo menos 900 convidados, número que contraria regras em vigor do Executivo local contra a disseminação da Covid-19.

De acordo com o decreto do GDF, a realização de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, está suspensa. A exceção fica apenas para os corporativos, como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras, se respeitados os protocolos e medidas de segurança estabelecidos pelo Palácio do Buriti.

Recentemente, universidades e órgãos também decidiram suspender vestibulares e concursos presenciais para proteger os candidatos de um possível contato com pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2.

O que diz a organizadora?

À coluna Janela Indiscreta, do Metrópoles, a Lummi Eventos – empresa organizadora da formatura – informou que está sem realizar eventos desde o início da pandemia, em março 2020. “Ano muito difícil e desafiador. Tivemos mais de 30 projetos de faculdade adiados”, registrou.

De acordo com a empresa, para todos esses projetos foi firmado compromisso de adiamento, sem ônus financeiro e sem alterações de valores. “As formaturas que iriam acontecer no 1° e 2º semestres foram adiadas para 2021. E estamos aguardando novas orientações e novos decretos”, registrou a Lummi Eventos.

Ainda conforme a nota, todos os fornecedores criaram protocolos para a retomada segura das atividades. “Conforme decreto que versa sobre eventos corporativos, eventos com público sentado, sem música e com quantidade restrita de convidados, realizaremos nosso primeiro evento”, ressaltou, referindo-se à formatura desta noite.

A organizadora reforçou que os formandos e os convidados assistirão a colação sentados, com cada família em sua mesa, e que não terá homenageados no palco. “Todos os rituais seguirão rigidamente os protocolos de segurança”, concluiu a empresa.

Após o início da solenidade, a Lummi Eventos voltou a procurar a reportagem para informar que a lista de presença contabilizou 480 convidados na formatura.

O que diz o colégio?

Igualmente procurado pela coluna, o Colégio Galois esclareceu que o evento será apenas uma cerimônia de encerramento do ensino médio e que não haverá festa após a cerimônia. “É uma celebração estritamente familiar, que se iniciará com uma oração e reflexão de um padre convidado, seguido da entrega do canudo. A expectativa é que a duração seja de, no máximo, duas horas”, informou.

Ainda de acordo com o estabelecimento, para a realização da solenidade, o Galois exigiu que o cerimonial, a cargo da empresa Lummi Eventos, seguisse todas as recomendações estabelecidas no decreto nº 41.214, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Além do distanciamento – as pessoas permanecerão sentadas à mesa, restrita a 6 lugares, posicionadas com no mínimo 2 metros de afastamento uma da outra –, todos os participantes serão obrigados a usar máscara e terão à disposição álcool em gel espalhados pelo ambiente”, disse o Galois.

Para finalizar, o colégio informa que não haverá venda de ingressos, assim como não será permitida a comercialização de comida e bebida no local, além do que a música estará restrita à sonoplastia da cerimônia.

“Em um ano tão conturbado, essa foi a maneira encontrada para que esses jovens pudessem vivenciar essa etapa tão importante ao lado de seus familiares, com total segurança”, concluiu a escola.

Colaborou Marcus Rodrigues

Compartilhar notícia