metropoles.com

CLDF aprova lei que inclui setembro como mês de turismo cívico no DF

Medida vai para sanção do governador Ibaneis Rocha e servirá para desburocratizar, por exemplo, autorizações para eventos na capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília
1 de 1 Marinha do Brasil faz a troca da bandeira no mastro da BAndeira Nacional em Brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Câmara Legislativa aprovou um projeto que inclui setembro como o mês do Turismo Cívico no Calendário Oficial de Eventos do DF. De autoria do presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), a proposta estava tramitando desde agosto de 2019 e foi aprovada na última quarta-feira (10/3) em segundo turno e redação final, com 16 votos favoráveis. O texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Do ponto de vista prático, Brasília será a única capital que passa a ter, por lei, o mês de setembro inteiro destinado às ações relacionadas ao turismo cívico e não apenas o 7 de Setembro, quando a Independência é celebrada.

“Brasília encontra no turismo cívico sua vocação nata que somente a capital do Brasil pode exercer. Representa a materialização do sonho da nação brasileira, motivo de orgulho de um país que decidiu mostrar sua grandeza perante o mundo. Sabemos que o setor de turismo foi um dos primeiros a ser atingido com a pandemia, mas estamos imbuídos com todos os esforços e ações para que a gente possa ter uma retomada econômica e voltar com a geração de emprego”, afirmou Prudente.

A conquista busca promover o desenvolvimento econômico local, gerar mais emprego e renda, engajamento entre o poder público e privado em prol de ações sobre o tema, desburocratizar liberação de de eventos e agregar ainda mais valor às solenidades relacionadas ao civismo, como os 50 anos da Troca da Bandeira e o Bicentenário da Independência, em setembro de 2022.

“Essa lei é fruto de um trabalho de estruturação do programa de turismo cívico. Representa o resultado de uma série de ações que o nosso governo vem realizando para fortalecer toda a cadeia produtiva e posicionar Brasília como destino turístico, gerando mais emprego e renda, e ainda incentivando que todos os brasileiros conheçam a capital do seu país. Iniciativas que começaram desde o primeiro dia da nossa gestão, com a ressignificação da cerimônia da Troca da Bandeira, que logo se tornou a mais linda realizada em um país”, completa Vanessa Mendonça.

Turismo virtual

Durante a crise sanitária causada pela Covid-19, é possível vivenciar o turismo cívico na capital federal sem sair de casa, seguindo todos os protocolos de saúde recomendados contra a Covid-19.

A Setur-DF lançou, em setembro de 2020, a Coleção Rotas Brasília, uma série de miniguias organizadas por segmentos, com direito a tour virtual. Entre os passeios on-line, a Rota Cívica oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer as principais instituições governamentais, monumentos e locais históricos, como o Pavilhão Nacional, o Panteão da Pátria, o Memorial JK e até o Museu do Catetinho.

Para conhecer, basta clicar aqui.

 

Compartilhar notícia