metropoles.com

Boletins divergentes lançam suspeita sobre internação de Aécio Neves

Documentos apresentados pelos médicos e pelo gabinete do senador contêm diferenças. Hospital diz que apenas um teria sido emitido

atualizado

Compartilhar notícia

ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
AÉCIO NEVES/ PLANALTO
1 de 1 AÉCIO NEVES/ PLANALTO - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

A internação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) nesta quinta-feira (12/4), em Brasília, é recheada de mistérios. O principal deles, talvez, é a discrepância entre o boletim médico apresentado pela assessoria do parlamentar e o emitido pelo Hospital Santa Lúcia, onde o tucano foi atendido.

Na versão divulgada pelos aliados de Aécio Neves, a hora de emissão do documento é 14h30. No boletim oficial divulgado pela unidade de saúde, o horário cravado foi 15h. Em outro detalhe, no informativo encaminhado pelo gabinete do senador, o nome do médico Sergio Murilo Domingues Júnior recebe acento agudo na letra “e”. Na versão hospitalar, a grafia não possui acento.

O Metrópoles recorreu a uma plataforma na internet criada para averiguar a legitimidade de documentos virtuais. O resultado da pesquisa: a versão da assessoria foi classificada em grau amarelo, que significa alerta, “arquivo com potencial modificação”. “Nossos testes sugerem que esse documento foi salvo novamente desde a captura inicial. Como esse arquivo não é um original da câmera, é possível que ele tenha sido modificado”, sugere o site, originalmente em inglês.

Confira abaixo os dois boletins e suas diferenças, além do resultado da comparação pela plataforma na web: 

0

 

Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do Hospital Santa Lúcia sustenta que apenas um boletim médico oficial sobre o paciente foi disparado: o do próprio estabelecimento, com o horário das 15h. O gabinete do mineiro não retornou o contato.

Taquicardia
O senador Aécio Neves foi internado na manhã desta quinta-feira (12/4) após sintomas de taquicardia e insuficiência respiratória, segundo fontes ouvidas pela coluna. Em nota, a assessoria de imprensa do mineiro afirmou que a ida ao hospital se deu apenas para “exames de rotina” e o parlamentar passava bem.

A internação de Aécio acontece na semana na qual o ministro Alexandre de Moraes, presidente da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima terça-feira (17) o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o senador em um dos inquéritos resultantes da delação do empresário Joesley Batista, da JBS.

Segundo a acusação, Aécio solicitou a Joesley Batista, em conversa gravada pela Polícia Federal (PF), propina de R$ 2 milhões em troca de sua atuação política. O parlamentar foi acusado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelos crimes de corrupção passiva e tentativa de obstruir a Justiça.

O senador já negou diversas vezes qualquer irregularidade no pedido feito a Joesley, alegando que a quantia era um empréstimo pessoal, sem contrapartida em favor do empresário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?