metropoles.com

Ralph & Russo: administradores processam designer cofundadora da grife

Tamara Ralph foi acusada de fazer má gestão financeira e desviar dinheiro da marca, recentemente vendida para uma firma norte-americana

atualizado

Compartilhar notícia

Samir Hussein/WireImage via Getty Images
Tamara Ralph e Michael Russo, fundadores da Ralph & Russo
1 de 1 Tamara Ralph e Michael Russo, fundadores da Ralph & Russo - Foto: Samir Hussein/WireImage via Getty Images

A grife britânica Ralph & Russo entrou com pedido de falência em março e foi vendida para a firma de investimentos norte-americana Retail Ecommerce Ventures na última semana. Agora, a saga envolvendo a marca ganhou mais um capítulo. Os administradores conjuntos que negociaram a venda da etiqueta processaram a estilista Tamara Ralph, cofundadora da empresa, pedindo 20,8 milhões de libras.

Vem entender o caso!

@ralphandrusso/Giphy/Reprodução

Acusações

O empresário Paul Appleton, do Bebgies Traynour Grup (um dos dois administradores conjuntos da marca), junto ao advogado que o representa, Daniel Morrison, apresentou a ação no Supremo Tribunal da Inglaterra. O processo, que inclui várias declarações de testemunhas, acusa Tamara Ralph de fazer má gestão financeira e desviar dinheiro da empresa. Além disso, alega que ela teria violado obrigações contratuais ao tentar dar início a um negócio concorrente.

Ralph e o então sócio Michael Russo são australianos e fundaram a grife Ralph & Russo em 2010. Ela era diretora criativa, mas se desligou da empresa logo após a venda. Ele, que atuava como CEO, não é réu no processo, mas também foi citado. A dupla teria extraído “somas substanciais” para fins pessoais, incluindo passagens aéreas, despesas com hotéis e até cuidados com os animais de estimação de Ralph, segundo o The Times.

O processo também destaca que, entre os anos de 2018 e 2020, a marca obteve 60 milhões de libras por meio de investidores. “Temos o dever legal de investigar os assuntos da empresa, a conduta dos diretores e quaisquer shadow directors e, em particular, em relação aos 60 milhões de libras investidos na empresa e gastos pelos diretores fundadores às custas do regulador de pensões, HMRC, credores garantidos, preferenciais e não garantidos”, relatou um porta-voz dos administradores.

Tamara Ralph
Tamara Ralph, cofundadora da Ralph & Russo, é alvo de processo dos administradores conjuntos que venderam a marca para a empresa Retail Ecommerce Ventures

 

Michael Russo e Tamara Ralph, fundadores da Ralph & Russo
Michael Russo era CEO da grife e ela, diretora criativa. Os dois são australianos e lançaram a marca no Reino Unido, em 2010

 

Desfile R&R
A grife pediu falência em março

 

Pedido de falência

Em março, a Ralph & Russo entrou com pedido de falência afirmando ter sido impactada pela pandemia de Covid-19. Em contrapartida, Paul Appleton afirma que os problemas da empresa começaram antes mesmo de o novo coronavírus chegar à Grã-Bretanha. Ele acusa os então diretores da marca de “retirarem da empresa suas reservas de caixa e deixá-la sem capital de giro para pagar suas obrigações”.

O executivo observou que Ralph & Russo arrecadou cerca de 70 milhões de libras em investimentos de terceiros entre os anos de 2009 e 2019. Ainda assim, “as reservas de caixa foram quase totalmente esgotadas, com o balanço da empresa insolvente”, segundo ele.

Em comunicado emitido separadamente, o advogado Daniel Morrison afirma que Michael Russo e Tamara Ralph usaram o dinheiro da empresa de maneira indevida, como se fosse deles, para benefício próprio. De acordo com o profissional, Ralph teria feito isso até pelo menos dezembro do ano passado, uma época em que já era possível ter noção clara da frágil situação financeira da grife.

Tamara Ralph
Tamara Ralph teria usado os fundos da marca para benefício individual, segundo o advogado Daniel Morrison

 

Desfile de alta-costura da Ralph & Russo
Ao pedir falência, a marca afirmou que foi impactada pela pandemia de Covid-19

 

Desfile Ralph & Russo
Paul Appleton, em contrapartida, afirma que as dificuldades começaram antes mesmo de o coronavírus chegar à Grã-Bretanha

 

Resposta de Tamara Ralph

Procurada por veículos de moda internacionais, Tamara Ralph emitiu declaração se defendendo das acusações que ela alega serem “equivocadas e comprovadamente falsas”. Nas próximas semanas, a estilista deve apresentar sua defesa formalmente. Caso as alegações não sejam retiradas, afirmou que irá “derrotá-las” por meio dos devidos canais legais.

“Trabalhei incansavelmente ao longo de 11 anos para construir e desenvolver a marca Ralph & Russo e dei tudo de mim para o negócio, seus clientes e a equipe”, argumentou a designer. “Os últimos 18 meses foram os mais difíceis da minha carreira, e acredito que essas alegações infundadas são a parte mais recente de uma campanha planejada para me intimidar, silenciar e coagir. É particularmente lamentável que isso esteja acontecendo em uma indústria que defende os direitos das mulheres.”

A estilista acrescentou, ainda, que já havia se manifestado sobre esse “tratamento degradante e abusivo” antes mesmo de se desligar da marca. Contudo, afirma que teve suas preocupações “banalizadas e descartadas”. Em outro comunicado, divulgado na semana passada, ela comentou sobre o entusiasmo em levar sua “energia criativa” para a nova fase da carreira e da vida, sem revelar detalhes sobre os projetos futuros.

Tamara Ralph
Tamara Ralph apresentará sua defesa entre as próximas semanas

 

Desfile da Ralph & Russo
A estilista chamou as acusações de “equivocadas e comprovadamente falsas”

 

Desfile da Ralph & Russo
Não se sabe qual será o próximo projeto da designer

 

Venda recente da marca

Recém-comprada pela REV, empresa-mãe de marcas como Dressbarn e Stein Mart, a Ralph & Russo tinha vários compradores em potencial interessados, como revelado pelos administradores responsáveis pela venda. Durante sua melhor fase, a grife britânica chegou a ter 350 funcionários no Reino Unido. Ao longo dos anos, vestiu nomes como Jennifer Lopez e Rihanna. Meghan Markle usou um look da label na foto que anunciou o noivado com o príncipe Harry, em novembro de 2017.


Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?