metropoles.com

Livro impresso e em braile estimula mercado da moda inclusiva

Na segunda edição, o manual Um Olhar Diferente Sobre a Moda visa incentivar o setor a ter compromissos éticos, inclusivos e sustentáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@modaemrodas/Instagram/Reprodução
Mulher cadeirante posando para fotógrafo
1 de 1 Mulher cadeirante posando para fotógrafo - Foto: @modaemrodas/Instagram/Reprodução

Aos amantes de uma boa leitura na área de moda, o livro Um Olhar Diferente Sobre a Moda teve a segunda edição lançada na última terça-feira (18/4), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. O manual busca incentivar o desenvolvimento da indústria fashion inclusiva no país. Com publicação impressa em tinta e transcrita simultaneamente em linguagem braile, a obra é destinada também a pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Vem saber mais!

Giphy/Instituto Hadassa/Reprodução

 

A moda inclusiva é um movimento que vem ganhando força nos últimos anos e tem como objetivo tornar a indústria mais acessível em todos os setores e pessoas, independente de idade, gênero, etnia, tamanho ou condições físicas. Para atrair maior atenção para a área, o Um Olhar Diferente Sobre a Moda chega como leitura significativa.

A obra tem edição e realização do Instituto Nação Brasil, de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Hadassa, do Rio Grande do Sul. Também recebeu transcrição e montagem da Associação dos Deficientes Visuais (Adeva), de São Paulo.

Foto de divulgação de lançamento no livro
O livro tem impressão também em braile

 

Foto de divulgação de lançamento no livro
O lançamento visa estimular o desenvolvimento do mercado da moda inclusiva no país. Na foto, Heloisa Rocha, uma das colaboradoras

 

Mulher cadeirante posando para fotógrafo
Onze autores participaram da publicação

 

Segundo o censo de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 17,3 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência em pelo menos uma de suas funções no Brasil. O levantamento ressalta a relevância do público no país, que enfrenta limitações na moda diariamente.

De acordo com a editora do livro, apenas um em cada quatro brasileiros tem direito a se vestir com roupas ergonômicas e funcionais para seus corpos. A obra destaca também o difícil acesso à moda e a roupas adaptadas.

Pensado a partir do mercado brasileiro, que ocupa a quinta colocação como o maior produtor têxtil e a quarta posição como maioral na produção de vestuário do mundo, o manual questiona a realidade atual. Afirma, ainda, que a situação precisa de mudanças.

“O grande atrativo do livro é que ele foi feito com especialistas e com profissionais da moda com diferentes deficiências, o que traz uma visão clara das reais necessidades e as ferramentas técnicas para a solução das carências do que é oferecido atualmente no mercado da moda”, explicou Daniela Auler, consultora de moda e uma das autoras do livro, em conjunto com Daniel Massafera (PCD).

Mulher cadeirante posando para fotógrafo
De acordo com a publicação, 25% da população brasileira têm algum tipo de deficiência e não têm acesso à moda e a roupas adaptadas

 

Mulher cadeirante posando para fotógrafo
O livro engloba introdução feita pelo estilista Ronaldo Fraga

 

Mulher cadeirante posando para fotógrafo
O profissional abraça o projeto e contribui com o setor inclusivo

 

A obra é apresentada pelo renomado estilista Ronaldo Fraga. Em 190 páginas, compila depoimentos, estudos e artigos de 11 autores especializados em moda e inclusão de diversas cidades do Brasil. Entre os nomes, estão Sheila Gies, Bruna Brogin, Daniela Auler, Daniel Massafera, Debora Monteiro, Eleonora Amaral, Lara Souto, Heloisa Rocha, Silvana Louro, Walquiria Coimbra, e a dupla Themis Briand e Thais Frota.

Em conversa com a coluna, a jornalista Heloisa Rocha celebra o texto exclusivo que fez para o livro. “Quando eu fiz o meu artigo, eu quis trazer um conteúdo que ainda não fosse discutido pelo marcado. Particularmente, eu trago um dos desafios que a gente conta para que essa moda com adaptações seja uma realidade ampla”.

Mulher sorrindo para a foto. Ela está usando camisa jeans azul
Silvana Louro é uma das autoras

 

Foto de divulgação de lançamento no livro
A primeira edição do manual foi lançada em 2018. Ambas as publicações são em braile

 

Mulher cadeirante posando para fotógrafo
A obra também ressalta a importância da moda inclusiva chegar amplamente no mercado

 

Heloisa Rocha também é idealizadora do Moda Em Rodas, blog que trabalha em prol da moda inclusiva e do resgate da autoestima de mulheres com deficiência. Com 37 anos, a podcaster nasceu com osteogênese imperfeita, condição rara que tem como principal característica a fragilidade óssea.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?