com Rebeca Ligabue, Hebert Madeira e Sabrina Pessoa

Conheça a estamparia de Alyne Andrade que dá vida a looks coloridos

A designer mineira lançou recentemente linha de homewear com prints autorais

atualizado 11/04/2021 12:54

Estampas coloridas@alyneap/Instagram/Reprodução

A doce e criativa infância de Alyne Andrade foi cercada por tecidos e aviamentos. À medida que a mineira crescia, as tardes que passava na loja da família inspiravam sua carreira na moda. Atualmente, ainda rodeada por metros de panos, a designer de superfície desenvolve estampas e modelitos sob medida que relembram sua essência e história.

Vem saber mais!

Giphy/@alyneap/Instagram/Reprodução

A natureza, várias manifestações artísticas e principalmente a moda fazem parte de seu DNA. Não por acaso, refletem nas criações da mineira. A ligação com a família vai além da motivação profissional: os tecidos estampados por Alyne também são comercializados na loja dos pais, batizada de Bazar Cida.

Em processo de expansão, a empresa de tecidos tem sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais, mas também marca presença em outras cidades mineiras, como Ipatinga e Coronel Fabriciano. E possui loja física em Salvador, na Bahia.

Os clientes podem conferir e adquirir os rolos com os prints criados pela profissional. Além das estampas autorais, Alyne começou a desenvolver os Lookynes. Trata-se de uma linha de conjuntos de pijamas, quimonos e demais peças comercializadas por encomendas.

Estampas coloridas
Alyne Andrade é reconhecida por suas estampas coloridas

 

Estampas coloridas
Os prints da mineira podem ser adquiridos na loja da família

 

Estampas coloridas
Recentemente, a designer lançou sua linha de roupas

 

Estampas coloridas
Composta por conjuntinhos, pijamas e quimonos

A coleção sob medida enfatiza a vertente com foco no slow fashion da designer. Evitando produtos estocados e desperdícios de materiais, Alyne destaca demais vantagens para os clientes, como tamanhos específicos e ajustes personalizados.

“Tenho uma grade de modelagens, uma tabelinha de medidas específicas. Consigo atender até os tamanhos 52 e 56, por exemplo”, conta. “O preço do produto é o mesmo, independentemente do tamanho da etiqueta, e também faço ajustes, se a pessoa for muito baixinha, por exemplo”, pontua a profissional.

As coleções coloridas e alegres de Alyne priorizam o conforto. A fim de atender mais um público, a mineira também comercializa o molde das peças. Logo, os clientes conseguem comprar o tecido com a estampa exclusiva e a modelagem, para poder costurarem no aconchego de casa.

“Vale destacar que todos os tecidos são lavados antes. A viscose costuma encolher, e eu faço questão de entregar um produto que o cliente não vai ter problema depois”, enfatiza.

Estampas coloridas
Os modelitos são feitos sob encomenda

 

Estampas coloridas
Logo, as peças podem ser ajustadas

 

Estampas coloridas
Outra personalização vai para a numeração, disponível até o 56

 

Estampas coloridas
A mineira também dá dicas de como usar as peças
Trajetória

Alyne nunca teve dúvidas sobre trabalhar com moda. No entanto, foi na adolescência que a mineira descobriu cursos na área de estamparia. Radicada em Belo Horizonte, a ipatinguense foi cursar pós-graduação em designer gráfico nos Estados Unidos, na universidade Portland State.

Durante a especialização, a designer têxtil começou a trabalhar com uma professora em um estúdio de estamparia. Chegou a desenvolver projetos para marcas do mundo todo e até hoje cria estampas para empresas de fora.

Contudo, foi no ano passado, e diante da pandemia, que a designer decidiu começar a confeccionar as peças de roupa. “Seria trágico, se não fosse comigo”, aponta Alyne. “Eu estava com casamento marcado para maio e já tinha pagado uma costureira para desenvolver o meu vestido. Mas tive que cancelar o evento e aproveitei o crédito com a profissional para desenvolver meus primeiros conjuntos e pijamas”, revela.

Para pulverizar as estampas em produtos, Alyne deu início à sua linha de roupas. “Como tenho acesso aos tecidos, eu faço as estampas. Senti dificuldade em mostrar o meu trabalho de estamparia sem ser em produtos prontos”, relembra. 

Os produtos autorais podem ser encomendados no WhatsApp ou pelo perfil pessoal de Alyne no Instagram. Por lá, os interessados também podem conferir as peças disponíveis e dicas de como usar os looks.


Colaborou Sabrina Pessoa

Últimas notícias