metropoles.com

Projeto pode levar 3,5 milhões a adotarem energia solar, prevê governo

A proposta, que visa incentivar a energia solar no Brasil, está empacada na Câmara, onde aguarda votação em plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Placas solares
1 de 1 Placas solares - Foto: Pixabay

Empacado no Congresso Nacional, o projeto de lei 5829/2019, que visa incentivar a energia solar no Brasil, pode aumentar em até 680% o uso a tecnologia no país até 2031.

A previsão é baseada em números de estudo sobre a expansão de energia no Brasil concluído em julho pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.

O relatório projeta que, se a proposta for aprovada, 4,1 milhões de brasileiros terão energia solar em casa até 2031. Hoje, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) contabiliza 525 mil usuários no país.

O estudo aponta ainda que o projeto tem a capacidade de proporcionar, até 2031, uma potência instalada de 35,6 gigawatts (GW), ante 6,2 GW hoje. Os investimentos totais nessas instalações somariam de R$ 120 bilhões.

O estudo
O estudo feito pela EPE integra o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2031), que traça cenários sobre fontes de energia alternativas, como a energia solar, para o período de 2022 a 2031.

Um dos cenários é justamente com a aprovação do projeto, que prevê a manutenção de incentivos e a criação de regras claras de transição aos consumidores que geram a própria energia solar.

Como a coluna noticiou em julho, pronta para ser votada no plenário da Câmara, a proposta já incluída na pauta de votações do plenário ao menos 15 vezes desde março, mas não foi votada.

Leia o estudo:

Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?