Dirigentes do PT aguardam, para antes do primeiro turno, uma declaração pública de Rodrigo Maia (PSDB-RJ) anunciando que votará em Lula nas eleições presidenciais deste ano.
Segundo apurou a coluna, aliados do petista procuraram o ex-presidente da Câmara dos Deputados nos últimos dias para pedir que ele grave um vídeo declarando voto em Lula.
O apoio, se confirmado, terá peso importante. O partido de Maia ocupa a vice da chapa da senadora Simone Tebet (MDB-MS), com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Terá peso também pelo fato de Maia ser secretário de Projetos e Ações Estratégias do governo de São Paulo desde a gestão João Doria (PSDB), adversário de Lula.
Embora seja do PSDB, o deputado tem mantido interlocução direta com aliados de Lula. Entre eles, advogados do grupo “Prerrogativas”. Procurado pela coluna, Maia não quis se pronunciar.
César Maia anunciou
Nesta terça-feira (20/9), o vereador do Rio César Maia (PSDB), pai de Rodrigo, divulgou um vídeo anunciando que votará em Lula, conforme noticiou a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.
“Voto com Lula para presidente. É fundamental derrotar Bolsonaro já no primeiro turno. Lula tem experiência, compromisso com a democracia e está preparado para reconstruir o Brasil”, declarou o vereador.
César Maia já havia feito uma inflexão à esquerda ao topar ser candidato a vice na chapa do deputado Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio, como antecipou a coluna.