metropoles.com

MDB libera filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno

Em nota, direção do MDB diz que decisão foi tomada por “ampla maioria” e que cada filiado terá “liberdade” para apoiar Lula OU Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Baleia Rossi, Presidente Nacional do MDB, fala em evento. Ele usa camisa azul e segura microfone - Metrópoles
1 de 1 Baleia Rossi, Presidente Nacional do MDB, fala em evento. Ele usa camisa azul e segura microfone - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O MDB confirmou nesta quarta-feira (5/10) que irá liberar seus filiados para apoiar quem quiserem no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. Em nota, a sigla diz que “por ampla maioria”, decidiu “dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”.

O martelo foi batido durante reunião na noite dessa terça-feira (4/10), em São Paulo, da qual participarM o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que é filiado à legenda, e o líder do partido na Câmara, deputado federL Isnaldo Bulhões (AL).

A posição foi adotada por conta da divisão interna no MDB. Parte da sigla, capitaneada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), apoiou Lula (PT) já no primeiro turno. Outra parte, como é o caso do governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), compôs sua chapa tendo Jair Bolsonaro (PL) como aliado.

Simone Tebet, candidata do partido na disputa presidencial em primeiro turno, deve estar com Lula. Na sexta-feira (30/9), a coluna revelou que, por causa dessa divisão,  parte das lideranças do partido davam como certo que o MDB iria liberar seus filiados na disputa entre Lula e Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?