O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias será o novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência no governo Lula. O cargo hoje é ocupado pelo também general aposentado Augusto Heleno, que tem protagonizado discursos com teor golpista.
G. Dias, como é chamado, atuou na segurança pessoal de Lula no primeiro mandato do petista, quando o militar ainda era major. Posteriormente, ele foi chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a qual o promoveu ao posto de general.
Durante a campanha eleitoral deste ano, a empresa de segurança do militar foi contratada pelo PT para auxiliar na montagem dos eventos que o então candidato Lula participou. Após a eleição, Dias foi indicado para integrar a equipe de transição, na área de inteligência estratégica.
Ministério do Esporte
Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), também definiram que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser será a futura ministra dos Esportes. Moser estava na equipe de transição do governo. Os nomes dela e do general Gonçalves Dias devem ser anunciados nesta quinta-feira (21/12).