metropoles.com

Lira reclama, mas segura investigação sobre preço de passagens aéreas

Está na gaveta do presidente da Câmara, Arthur Lira, um requerimento de abertura de CPI para apurar o alto valor das tarifas do setor aéreo

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Arthur Lira durante a votação do último destaque antes do 2• turno da PEC dos Precatórios
1 de 1 Presidente Arthur Lira durante a votação do último destaque antes do 2• turno da PEC dos Precatórios - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Apesar de reclamar do alto preço das passagens aéreas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), segura a abertura de uma investigação sobre o assunto na Casa.

Desde que assumiu o comando da Câmara, em fevereiro de 2021, está na gaveta de Lira um requerimento pedindo abertura de uma CPI justamente para apurar o preço das tarifas aéreas no Brasil.

O pedido para a instauração da comissão foi protocolado em 2019 pelo deputado Fábio Henrique (PDT-CE) e já conta com todas as 171 assinaturas mínimas necessárias para sua abertura.

À coluna, o autor do pedido de CPI disse que irá conversar com o presidente da Câmara nos próximos dias para avaliar a possibilidade de desengavetar o tema.

“Se tiver que protocolar novamente, não tem problema. Acho que conseguiríamos fácil as assinaturas novamente”, disse o deputado em conversa com a coluna.

Nessa segunda-feira (17/1), ao anunciar a volta dos trabalhos semipresenciais na Câmara, Lira aproveitou para reclamar do preço das passagens aéreas. Reclamação, aliás, feita por deputados de várias legendas.

Há dois anos, antes da pandemia de Covid-19, o alto valor das passagens já era um problema. Na ocasião, o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (sem partido-RJ), entendeu que não era momento de abrir uma CPI.

Pelo contrário, Maia buscou um consenso com as companhias aéreas e trabalhou pela manutenção do veto de Jair Bolsonaro que, na prática, garantiu a possibilidade do setor continuar cobrando pelo despacho de bagagens.

Maia argumentou que a medida estava condicionada à redução dos preços das passagens. Do contrário, prometeu um decreto legislativo para retomar a gratuidade em bagagens despachadas. Algo que nunca foi concretizado.

Já a assessoria do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que, por enquanto, não há nenhuma movimentação no sentido de abrir uma CPI sobre o tema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?