metropoles.com

Ida de Bolsonaro ao funeral da rainha paralisará campanhas de Lira e Mourão

Vice-presidente Hamilton Mourão informou à coluna que viajará para o Peru enquanto Jair Bolsonaro estiver fora

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
O presidente Bolsonaro fala ao pé do ouvido do vice-presidente Hamilton Mourão na cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército, marcando os 374 anos da instituição - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro fala ao pé do ouvido do vice-presidente Hamilton Mourão na cerimônia militar em comemoração ao Dia do Exército, marcando os 374 anos da instituição - Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A decisão de Jair Bolsonaro de viajar a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II vai obrigar o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a também paralisarem suas campanhas eleitorais.

Mourão e Lira são o segundo e o terceiro na linha sucessória da Presidência da República, respectivamente. Pela legislação eleitoral, se assumirem o comando do Palácio do Planalto no lugar de Bolsonaro até o pleito de outubro, ambos se tornam inelegíveis.

Para evitar a inelegibilidade, Mourão e Lira terão de se ausentar do Brasil enquanto Bolsonaro estiver fora. Nesse caso, o comando do país será assumido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador, que não disputa as eleições deste ano, é o quarto na linha sucessória.

À coluna, Mourão informou que viajará para o Peru enquanto Bolsonaro estiver fora do Brasil. O vice-presidente da República é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Já Lira, que disputa reeleição para a Câmara, ainda não disse para qual país pretende ir.

Como noticiou a coluna, de Londres, Bolsonaro viajará direto para Nova York, onde fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU, no dia 20 de setembro. A previsão é de que o atual chefe do Planalto retorne ao Brasil logo após o discurso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?