Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Guedes anunciará ferramenta na área ambiental nos 1.000 dias de governo

Nos bastidores, o ministro diz que o anúncio será um "aperitivo" do que o governo pretende lançar na COP 26, conferência da ONU para o clima

atualizado 28/09/2021 9:59

Ministro Guedes coletiva economiaHugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar nesta semana a criação de uma ferramenta para incentivar a preservação ambiental no Brasil.

Segundo apurou a coluna com fontes da equipe econômica, a ferramenta deve prever uma compensação financeira a produtores rurais por aéreas preservadas.

Por exemplo: se um produtor tem uma área de 100 hectares e só usar 80% para produção, preservando o restante, ele será remunerado pelos 20% que preservou.

Os detalhes da ferramenta devem ser apresentados na sexta-feira (1/10). O anúncio fará parte da programação para a celebração dos 1.000 dias de governo Jair Bolsonaro.

Em janeiro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei aprovada em dezembro pelo Congresso que prevê a compensação por áreas preservadas.

“Aperitivo”

Nos bastidores, Guedes classifica o anúncio da ferramenta como um “aperitivo” do que o governo pretende lançar na COP 26, a conferência da ONU para o clima, que acontecerá em novembro, na Escócia.

Em uma tentativa de mudar a percepção dos estrangeiros sobre o Brasil na área ambiental, o governo brasileiro pretende anunciar no evento o que denominou de “Programa de Crescimento Verde”.

Gestado conjuntamente com os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, o programa prevê incentivos para projetos considerados sustentáveis e projetos na área digital.

 

Últimas notícias