metropoles.com

Arthur Lira garante que STF dará à Câmara palavra final sobre cassação

Com base nessa previsão, presidente da Câmara avisou a aliados que não pautará projeto que visa dificultar a cassação de Daniel Silveira

atualizado

Compartilhar notícia

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Arthur Lira_presidente da Câmara
1 de 1 Arthur Lira_presidente da Câmara - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), garantiu a líderes partidários que o STF reconhecerá que cabe ao Legislativo a palavra final sobre a perda de mandato de parlamentares condenados.

A decisão do Supremo deve vir como resposta a um recurso apresentado pelo próprio Lira à Corte na semana passada, no mesmo dia em que o Supremo condenou o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Com base nessa previsão sobre o STF, Lira avisou a parlamentares que não pautará na Câmara o projeto de resolução protocolado por aliados de Silveira que visa dificultar a cassação do colega.

O presidente da Câmara também passou a procurar deputados do Centrão para pedir que não apoiem outras iniciativas de bolsonaristas que, de alguma forma, afrontem o Supremo.

A esses parlamentares Lira tem ponderado não querer peitar o STF nesse momento. O político alagoano argumenta ainda estar negociando com a Corte uma saída por meio do diálogo.

0

O projeto

O projeto de resolução para dificultar a cassação de Daniel Silveira foi protocolado no início dessa semana na Câmara pelo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Na proposta, Sóstenes sugere que a palavra final sobre a cassação de mandatos parlamentares seja da Câmara e que, para cassar, sejam necessários votos de 2/3 dos integrantes da Casa, o equivalente a 340 deputados.

A mudança via projeto de resolução, porém, é inconstitucional. Isso porque o quórum de cassação já é definido pela Constituição Federal em maioria simples (257 votos) e só pode ser alterado por meio de uma PEC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?