Com Eduardo Barretto (interino), Bruna Lima, Eduardo Ghirotto e Paulo Cappelli

Um terço dos estados brasileiros nunca regularizou imóveis rurais

Código Florestal completa 10 anos nesta quarta-feira (25/5); regularização permite que governo monitore preservação das propriedades

atualizado 25/05/2022 6:49

Floresta amazonica incendio desmatamento crimeGustavo Basso/NurPhoto via Getty Images

Após 10 anos da aprovação do Código Florestal, o Brasil ainda tem um terço de estados que não regularizou nenhum imóvel rural. A lista, que inclui Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, aponta ainda que o governo não consegue monitorar a preservação dos imóveis nessas regiões.

Segundo relatório publicado no mês passado pelo Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério da Agricultura, os seguintes estados não concluíram nenhum Cadastro Ambiental Rural (CAR): Rio Grande do Sul, Roraima, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e é analisado por cada estado. Consequência do Código Florestal, esse cadastro permite que o governo acompanhe melhor essas propriedades.

Cerca de 1,5 milhão de cadastros estão em análise em todo o país. Apenas 28 mil imóveis rurais já foram concluídos, ou seja, estão regularizados.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna