metropoles.com

Protesto de Suplicy tem a ver com mágoa do passado e revolta atual

Suplicy interrompeu o lançamento do programa de governo de Lula e reclamou que Aloizio Mercadante não escuta as suas propostas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Vídeo
Suplicy interrompe evento do PT
1 de 1 Suplicy interrompe evento do PT - Foto: Reprodução/Vídeo

Corre entre os dirigentes do PT de São Paulo a suspeita de que Eduardo Suplicy interrompeu o evento de lançamento do programa de governo de Lula por estar insatisfeito com o espaço que lhe foi reservado nesta eleição.

Suplicy gostaria de concorrer ao Senado pelo PT, mas o partido decidiu usar a vaga na chapa de Fernando Haddad para negociar com outros partidos.

Dirigentes petistas sugeriram que Suplicy deveria concorrer a deputado estadual ou a deputado federal. O PT reservou vagas nas duas chapas para o caso de o vereador aceitar a oferta.

Suplicy, no entanto, se ofendeu com a proposta. Ele tentou se eleger para o Senado nas duas últimas eleições, mas acabou derrotado em ambas. No pleito de 2018, Suplicy ficou na terceira posição, com 13,32% dos votos.

Durante a invasão, Suplicy entregou ao ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, uma proposta sobre a renda básica de cidadania. “Ele tem alguma coisa comigo, não me convidou para esta reunião”, disse o vereador em público.

A atitude também remonta a casos do passado. Em 2010, Suplicy teve de desistir da eleição para o governo de São Paulo por pressão da direção local do partido. O candidato escolhido foi Mercadante, que computou 35,22% dos votos, contra 50,63% de Geraldo Alckmin, eleito no primeiro turno.

Apesar da derrota, os petistas de São Paulo costumam dizer que aquela campanha marcou uma das melhores fases do partido em toda a história e que detalhes impediram Mercadante de ir ao segundo turno.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações