Por que vitória de Haddad seria trágica para o futuro do PSDB; análise

Não existe cenário pior para o futuro do PSDB do que uma vitória do petista Fernando Haddad na eleição para o governo de São Paulo

Edoardo Ghirotto
Compartilhar notícia

Há um temor generalizado no PSDB sobre o que restará do partido caso o petista Fernando Haddad seja eleito governador de São Paulo.

Tucanos de envergadura nacional afirmam que Haddad fará uma limpeza na máquina pública caso sente na cadeira do Palácio dos Bandeirantes. O PSDB não conseguiria alocar todos os demitidos na Prefeitura de São Paulo e ficaria sem a capilaridade que lhe dá sustentação no estado.

O domínio do governo paulista possibilitou ao PSDB a filiação em massa de prefeitos e vice-prefeitos, o que rendeu ao partido representação em 368 cidades. Se perder o controle sobre o orçamento estadual, o PSDB deve desidratar até a eleição municipal de 2024 e sofrer queda abrupta de representatividade na sua maior fortaleza.

Em condição reservada, alguns dos principais prefeitos do PSDB admitem que eventual derrota de Rodrigo Garcia pode forçá-los a buscar a desfiliação.

Garcia é o candidato mais competitivo para enfrentar Haddad no segundo turno, segundo o último levantamento do Datafolha. O governador disputa o posto com o bolsonarista Tarcísio de Freitas, com quem está empatado no limite da margem de erro. O ex-ministro da Infraestrutura tem 23% das intenções de voto, contra 19% do tucano. Haddad soma 34%.

1/16
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Altino (PSTU) - Altino de Melo Prazeres Junior nasceu em 22/02/1967, em São Luís (MA). Ele é ferroviário e candidato ao governo de São Paulo pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Antônio Jorge (DC) - Nasceu em 09/04/1953, em São Paulo (SP). Ele é advogado e candidato ao governo de São Paulo pelo Democracia Cristã (DC)
Carol Vigliar (UP) - Carolina Rejaili Vigliar nasceu em 30/12/1981, em São Paulo (SP). Ela é professora e candidata ao governo de São Paulo pela Unidade Popular (UP)
Edson Dorta (PCO) - Edson Dorta Silva nasceu em 06/12/1971, em Campinas (SP). Ele é agente postal e candidato ao governo de São Paulo pelo Partido da Causa Operária (PCO)
Elvis Cezar (PDT) - Elvis Leonardo Cezar nasceu em 08/06/1976, em Carapicuíba (SP). É advogado e candidato ao governo de São Paulo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Fernando Haddad (PT) - Fernando Haddad nasceu em 25/01/1963 em São Paulo (SP). É professor e candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT)
Gabriel Colombo (PCB) - Gabriel Maurílio Colombo de Freitas nasceu em 15/03/1990, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é agrônomo e candidato ao governo de São Paulo pelo PCB
Rodrigo Garcia (PSDB) - Rodrigo Garcia nasceu em 10/05/1974 em Tanabi (SP). É advogado, atual governador de São Paulo e candidato ao governo estado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Tarcísio de Freitas
Vinicius Poit (NOVO) - Vinicius Lazzer Poit nasceu em 31/1/1986, em São Bernardo do Campo (SP). É administrador, deputado federal e candidato ao governo de São Paulo pelo partido Novo
Compartilhar notícia
Sair da versão mobile