metropoles.com

Planalto nega à CPI registros de mais uma reunião de Bolsonaro

À época, Bolsonaro discordava de Mandetta sobre isolamento social

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília.
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Palácio do Planalto negou nesta segunda-feira (21/06) à CPI da Covid ter registros de uma reunião de Jair Bolsonaro com auxiliares em abril de 2020, no início da pandemia. Na semana passada, a Presidência tampouco enviou informações sobre cinco reuniões de janeiro de 2021.

A CPI havia cobrado acesso a ata e gravação de uma audiência das 14h às 14h50 de 3 de abril de 2020 de Bolsonaro com seus então ministros da Casa Civil, Secretaria de Governo, Defesa e Cidadania (Walter Braga Netto, Luiz Eduardo Ramos, Fernando Azevedo, e Onyx Lorenzoni). Depois de pedir mais prazo para responder ao requerimento do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, o Planalto disse não ter feito a ata, e ignorou o pedido sobre a gravação.

À época, Bolsonaro estava publicamente insatisfeito com Luiz Henrique Mandetta, então ministro da Saúde e defensor de medidas de isolamento social contra a Covid. Poucas horas após essa reunião de Bolsonaro e auxiliares, Mandetta declarou no Planalto que “médico não abandona paciente”. Ele seria demitido duas semanas depois.

Na última semana, a Presidência havia negado à CPI possuir registros sobre encontros oficiais de Bolsonaro com auxiliares em 5, 6, 8, 13 e 15 de janeiro de 2021. Esse pedido havia sido feito pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?