metropoles.com

Eduardo Paes vai ao STF para suspender decisão contra o passaporte da vacina

A Procuradoria do Município considera que a manutenção da suspensão do passaporte de imunização é uma ameaça à saúde pública

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Eduardo Paes, prefeito do Rio
1 de 1 Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A prefeitura do Rio de Janeiro entrou com um recurso no STF para suspender a decisão do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do estado, que proibiu o passaporte da vacina no município.

À coluna, a Procuradoria Geral da cidade do Rio disse que a cobrança do comprovante da imunização pela prefeitura está amparada nas evidências relacionadas à eficácia das vacinas e que o pedido de suspensão enviado ao STF se baseia na ciência e avaliação do potencial de transmissão do vírus em determinados espaços.

Nesta quinta-feira, a Justiça decidiu que um cidadão tem o direito de escolher se quer ou não se vacinar e essa decisão não deveria impedir a liberdade de locomoção no município. O desembargador afirmou que o passaporte da vacinação “divide a sociedade em dois tipos: os vacinados e não vacinados”, o que segundo ele é uma grave violação à liberdade.

A Procuradoria do Município considera que a manutenção do Habeas Corpus coletivo concedido por Paulo Rangel é “uma ameaça à segurança jurídica, à ordem administrativa e à saúde pública”.

No Twitter, o prefeito Eduardo Paes manifestou sua indignação com a decisão do TJRJ.

“Às vezes me pergunto como algumas pessoas podem aceitar que se proíba fumar no escritório, shopping, metrô… E também aceitar que seja obrigatório o uso do cinto de segurança! Será que essas pessoas não se sentem cerceadas em suas liberdades individuais? Só para refletir…”, tuitou ironicamente.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?