metropoles.com

Candidatos ao TRT de Manaus trocam acusações de serem antipetistas

Nomeação depende do presidente Lula; um dos candidatos a desembargador do TRT apagou as redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Captura de tela 2023-03-29 154619
1 de 1 Captura de tela 2023-03-29 154619 - Foto: null

O advogado Paulo Dias não é o único acusado de ter um passado antipetista entre os que compõem a lista tríplice de indicados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, em Manaus (AM).

Também estão na lista da OAB os advogados Raphael Caetano Solek e Alberto Bezerra de Melo.

Circulam prints com uma postagem no nome de Raphael Solek criticando a cantora Anitta por defender indígenas; esse perfil, que não existe mais, também seguia, supostamente, os perfis de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles e outros bolsonaristas.

“Se eles [indígenas] são donos de tudo, comece devolvendo sua casa”, teria dito Solek a Anitta.

Procurado, o advogado diz que os prints são falsos e que respeita a causa indígena. Ele se diz “apartidário” e refuta também o rumor de que teria frequentado manifestações bolsonaristas em frente ao quartel-general do Exército, como divulgou uma emissora de TV local.

“Nunca estive em quartel general e as calúnias proferidas contra mim já são objeto de investigação criminal (e por se tratar de uma calunia envolvendo crime federal a polícia federal já foi acionada) e inclusive há carta de repúdio da OAB contra este lamentável ocorrido”, afirmou à coluna.

“Lamento também as armações, pois a causa indígena merece nossa atenção e respeito e a forma como tem sido discutida midiaticamente não contribui para a assunção de direitos tão caros aos povos originários. Ainda, cabe informar que resido em um Estado iminente indígena e sempre no mister de professor e advogado defendi e defendo a convivência harmônica entre os povos.”

Sobrou também para o outro candidato, Alberto Bezerra, acusado de ser bolsonarista por ser filiado ao PROS. O site local “Portal Correio Amazonense” noticiou que a filiação a um partido de oposição poderia atrapalhar sua candidatura. O PROS já apoiou o PT, porém, e hoje nem sequer existe mais: foi incorporado ao Solidariedade.

Procurado, Bezerra não respondeu. Os três indicados aguardam a escolha pelo presidente Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?