metropoles.com

Arthur Lira ganha controle de órgão de combate à seca no governo Lula

Indicado do presidente da Câmara foi renomeado para a diretoria do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

dnocs_sergipe_vale
1 de 1 dnocs_sergipe_vale - Foto: null

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, conseguiu assegurar o controle sobre o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no governo Lula.

É o primeiro órgão de segundo escalão, entre os cobiçados pelo Centrão, que tem um apadrinhado político definido em uma negociação no governo Lula.

O diretor Fernando Marcondes de Araújo Leão havia sido exonerado em 1º de janeiro. Em 13 de janeiro, após Lira intervir, sua exoneração foi tornada sem efeito e Leão voltou ao cargo.

Segundo fontes próximas de Lira, Luis Tibé, deputado do Avante de Minas Gerais, e ele trabalharam junto no governo Lula pela manutenção de Leão no cargo.

O órgão é responsável por ações de combate à seca e costuma ser usado como destino de emendas parlamentares. Em 2023, seu orçamento é de R$ 905 milhões.

Procurado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que assinou a “renomeação” de Leão, disse que não é sua atribuição acompanhar a negociação política dos cargos.

“Eu não faço qualquer conversa sobre composição de nenhuma instância. A atribuição não é da Casa Civil, é do ministro (Alexandre) Padilha, da SRI (Secretaria de Relações Institucionais)”, afirmou.

Padilha não respondeu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?