metropoles.com

A 4 dias do prazo, Justiça Eleitoral precisa julgar 19% dos registros

A quatro dias do fim do prazo, Tribunal Superior Eleitoral ainda precisa julgar 6 mil pedidos de registro de candidatura, 19% do total

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Parte externa do Superior Tibunal Eleitoral - Metrópoles
1 de 1 Parte externa do Superior Tibunal Eleitoral - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A quatro dias do fim do prazo, que expira na próxima segunda-feira (12/9), a Justiça Eleitoral ainda precisa julgar 5.555 pedidos de registro de candidatura. A quantidade representa 19% do total de candidatos que pediram registro em todo o país: 29 mil.

Até o momento, a Justiça Eleitoral considerou aptas 22.059 candidaturas, e 1.192 inaptas. Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral julgar os pedidos de candidatos a presidente, e aos Tribunais Regionais Eleitorais nos estados avaliar as demais candidaturas. Das candidaturas aptas, 259 disputam a eleição por conta de recurso ainda a ser analisado pelo TSE, após derrota na primeira instância.

“No caso do registro sub judice é assegurado ao candidato efetuar todos os atos inerentes à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral no rádio e na televisão, sendo que os votos só terão validade mediante o deferimento do registro da candidatura em instância superior”, explica o advogado eleitoral Carlos Frota, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibrapej).

Dos 12 candidatos a presidente, um teve o pedido cancelado (Pablo Marçal), um teve o pedido indeferido (Roberto Jefferson) e um ainda aguarda julgamento (Padre Kelmon, o substituto de Jefferson). Todos os demais tiveram o registro deferido pelo TSE.

Compartilhar notícia