Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

“Somos liberais, não trouxas”, diz Guedes em evento de investimento

Ministro da Economia voltou a fazer previsões otimistas para este ano, com queda da taxa de desemprego para 8% e crescimento de 2,5% do PIB

atualizado 03/08/2022 19:36

O ministro da Economia, Paulo Guedes, gesticulaRafaela Felicciano/Metrópoles

Durante participação na ExpertXP 2022, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu medidas tomadas pelo governo federal para integração à economia mundial e afirmou: “Somos liberais, não trouxas”.

“Nós queremos fechar ou abrir a economia? Vocês sabem a resposta. Fizemos acordo com a Mercosul, lançamos acordo com a União Europeia e fechamos acordo com Área Livre de Comércio, que são países periféricos em torno da zona do euro. Também baixamos as tarifas de importação”, exemplificou, nesta quarta-feira (3/8).

Veja parte da participação de Guedes:

Segundo Guedes, o objetivo é integrar o Brasil à economia mundial em busca de eficiência. “Somos liberais, mas não trouxas. Não vamos deixar os empresários serem abatidos com impostos elevados. Vamos abrindo [a economia] moderadamente, a medida que vamos reduzindo os impostos”, continuou Guedes.

O ministro voltou a fazer previsões positivas para a economia brasileira. Guedes disse que a taxa de desemprego vai cair a 8% até o fim deste ano, e o PIB crescerá 2,5%.

“Não se assustem. Não acreditem. O pior já passou. Enfrentamos a pandemia e saímos vencedores”, afirmou o ministro. “Não acreditem nas narrativas. O barulho da democracia está infernal. A política é polarizada. Prestem atenção aos fatos de crescimento econômico e da inflação descendo”, declarou o ministro.

Mais lidas
Últimas notícias