Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Secretários de estados e DF se reunirão em transição ao governo Lula

Secretários regionais vão levar à transição as demandas da área de orçamento, especialmente queda da arrecadação pelo ICMS de combustíveis

atualizado 07/12/2022 22:10

Presidente eleito, Lula, fala com a imprensa sobre a semana em Brasília e sobre o governo de transição. Na imagem, ele segura um microfone - Metrópoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

A equipe da transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai reunir secretários da área de orçamento dos estados e do Distrito Federal. A reunião está marcada para a manhã desta quinta-feira (8/12).

Os representantes das unidades da Federação que cuidam dos cofres regionais levarão as reivindicações sobre a área. Um dos principais pontos que devem ser discutidos é a queda da arrecadação diante da lei federal que colocou um teto sobre a alíquota do ICMS de combustíveis, energia e comunicação.

Há um acordo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), com a participação de representantes dos estados, para amenizar o impacto da medida sobre o orçamento regional.

Os secretários estaduais e distrital devem defender que o acordo é fundamental para evitar comprometer o orçamento de 2023. A reunião deverá servir com uma prévia do próximo encontro de governadores.

Mais lidas
Últimas notícias