metropoles.com

Residência Oficial do GDF ganhou 41 obras para “aformoseamento”

Empréstimo dos itens do acervo do Museu Nacional da República e do Museu de Arte de Brasília, que já estão no local, terá duração de 3 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Aguas Claras Foto Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Foto: Myke Sena/ Esp. Metrópoles
1 de 1 Foto: Myke Sena/ Esp. Metrópoles - Foto: Aguas Claras Foto Myke Sena/Especial para o Metrópoles

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF cedeu 41 obras de arte do acervo do Museu Nacional da República e do Museu de Arte de Brasília para “aformoseamento” da Residência Oficial de Águas Claras.

O empréstimo tem duração de três anos, prazo que pode ser prorrogado. A Secretaria de Segurança Pública é responsável pelos itens.

Assinado na segunda-feira (13/01/2020), o Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel nº 03/2019 foi publicado na edição desta quarta-feira (15/01/2020) do Diário Oficial do DF (DODF).

O documento ressalta que a destinação das obras é o “aformoseamento” do prédio, “tão e somente essa”, sem liberalidade para utilizá-las de outra forma.

Um dos donos do acervo, o Museu de Arte de Brasília está fechado desde 2007 e passa por obras de revitalização. Conforme noticiou o Metrópoles, a previsão é de que o espaço seja reinaugurado em abril deste ano.

Criada para abrigar governantes e historicamente usada para reuniões de interesse do GDF, a Residência Oficial de Águas Claras foi transformada em Casa de Cultura e Cidadania em 2019.

A ideia é que o local abrigue projetos sociais, ofereça palestras, exposições, cursos de capacitação e visitas guiadas. A supervisão é da SSP.

Em nota, a SSP disse que as 41 obras estão instaladas na residência desde 16 de novembro de 2015 e agora foi formalizada a cessão da Casa Militar do DF para a SSP, atual gestora do espaço.

A Secretaria de Cultura informou que as peças são constantemente vistoriadas e avaliadas pelos técnicos de conservação e restauro da pasta. “É importante frisar que o Museu de Arte de Brasília conta com um acervo de 1.370 obras e o Museu Nacional da República possui mais de 1.700 ”, acrescentou.

Confira o termo de cessão:

Reprodução/DODF

Compartilhar notícia