metropoles.com

Governo federal prorroga restrições à entrada de estrangeiros no Brasil

Bloqueio vale para acesso rodoviário e por meio de transporte aquaviário. Entrada de estrangeiros em todos os aeroportos está liberada

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fronteira Pacaraima brasil venezuela
1 de 1 Fronteira Pacaraima brasil venezuela - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governo federal prorrogou por mais 30 dias as restrições para a entrada de estrangeiros por rodovias e transporte aquaviário em razão da pandemia de Covid-19. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (12/11).

O bloqueio não se aplica ao transporte de cargas. O trânsito por via terrestre entre o Brasil e o Paraguai não foi interrompido – os estrangeiros podem ingressar, desde que obedecidos os requisitos imigratórios adequados.

Também não são atingidos pelas restrições os imigrantes com residência, de caráter definitivo ou indeterminado, no território brasileiro. Assim como estrangeiros que cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiros e profissionais em missão a serviço de organismos profissionais.

As primeiras restrições à circulação em decorrência da pandemia do novo coronavírus foram impostas pelo governo federal em maio. Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) liberou a entrada de estrangeiros por via aérea em todos os aeroportos do país.

Compartilhar notícia