Fardados e com viaturas, PMs frequentam hotéis de Paulo Octávio diariamente

A coluna flagrou, por duas semanas, a rotina de PMs que vão todos os dias, durante o horário de expediente, ao St. Paul e ao Manhattan Plaza

Isadora Teixeira
Compartilhar notícia

Policiais militares fardados e com viaturas frequentam, diariamente, no decorrer do expediente, hotéis do empresário e candidato a governador do Distrito Federal Paulo Octávio, no centro de Brasília.

Imagens obtidas pela coluna registraram, durante duas semanas, a movimentação rotineira de PMs no St. Paul Plaza, que fica no Setor Hoteleiro Sul, e no Manhattan Plaza, localizado no Setor Hoteleiro Norte.

Em todos os turnos, militares estacionam as viaturas em frente aos hotéis e entram a pé pela garagem. Os agentes permanecem durante aproximadamente 40 minutos nos estabelecimentos privados. Em algumas situações flagradas pela reportagem, eles entraram com viaturas na garagem interna dos hotéis. Veja as imagens:

1/17
Policiais militares no Manhattan Plaza, em Brasília
PMs vão todos os dias ao hotel, fardados e com viaturas
Policiais militares entram nos hotéis de Paulo Octávio pela garagem interna, destinada a funcionários e hóspedes. Eles saem pelo mesmo local
A presença dos PMs ocorre pela manhã, tarde e noite
Os policiais vão todos os dias
PMs deixam garagem do Manhattan Plaza
A situação se repete no St. Paul Plaza, também de Paulo Octávio
Em duas semanas de observação, foram verificados diversos policiais no local
PMs em frente ao St. Paul Plaza
Policiais param e ficam aproximadamente 40 minutos dentro dos hotéis
A situação é diária
PMs em hotel de Paulo Octávio

Além das imagens, a coluna confirmou com funcionários dos hotéis que a presença de PMs é diária. Empregados ouvidos pelo Metrópoles relatam que os policiais se alimentam no refeitório para funcionários, localizado no subsolo. A refeição é chamada de “boca livre”, porque os PMs não pagam pelo consumo.

O que dizem as partes

Em nota, a assessoria do Grupo Paulo Octávio informou que “os policiais não ficam nos hotéis”. “A rede hoteleira não discrimina nem proíbe o acesso de quem quer que seja em nossas instalações para usar banheiros ou lanchonete, a qualquer hora do dia. Tal atitude não só aos policiais, mas a todos os cidadãos, sem nenhum compromisso ou benefício. Apenas entendemos que o uso de instalações sanitárias adequadas trazem conforto a estes profissionais”, afirmou.

“Nenhum agente público faz ‘segurança especial’ em nossas dependências. Afinal, nossos hotéis contam com segurança própria e privada, [com colaboradores] devidamente caracterizados com uniformes próprios, sendo facilmente identificados, por estarem em pontos estratégicos. Também há equipes de brigada contra incêndio, que usam uniformes específicos”, disse.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ressaltou que, “durante o serviço, os policiais têm períodos em que necessitam atender às suas necessidades fisiológicas, bem como se alimentar. É comum as guarnições utilizarem alguns lugares como hotéis e restaurantes para tal”.

Veja a nota completa da corporação:

“A PMDF está diuturnamente na rua, com seus policiais e equipamentos, e se faz presente sempre nos lugares de maior frequência de ilícitos, os lugares chamados pontos quentes. Faz o necessário para atenuar as manchas criminais.

Durante o serviço, os policiais têm períodos em que necessitam atender às suas necessidades fisiológicas, bem como se alimentar. É comum as guarnições utilizarem alguns lugares, como hotéis e restaurantes, para tal. 

É comum algumas unidades criarem um cronograma com horários certos para estacionar os carros em uma posição para fácil visualização e mobilidade, a fim de coibir e atender a todas as demandas da área. 

Dessa forma, a PMDF tem reduzido os índices de criminalidade, bem como melhorado a integração com a comunidade.”

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile