Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

DF tem um advogado para cada 66 habitantes: maior taxa do Centro-Oeste

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alertou que há "abertura indiscriminada" de cursos de direito pelo Brasil

atualizado 04/08/2022 22:14

Daniel Ferreira/Metrópoles

O Distrito Federal tem um advogado para cada grupo de 66 habitantes, segundo dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgados nesta quinta-feira (4/8).

A OAB informou que o índice de advogados no DF em comparação com a população é o maior de todo o Centro-Oeste, ou seja, está à frente de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com os dados do Conselho Federal da OAB, o DF tem 46.865 advogados inscritos. A capital do país abriga os tribunais superiores, além do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A população da capital do país é de 3.094.325.

O Brasil é o país que tem a maior proporção de profissionais da categoria por habitante: há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.

Para a OAB, porém, os dados refletem “abertura indiscriminada de cursos de direito pelo país”. “Se o número de inscritos na OAB é surpreendentemente grande, aquele referente aos estudantes de direito é ainda maior. Existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados”, pontuou a Ordem.

Em 1999, a OAB criou o Selo OAB Recomenda,  ferramenta classificada pelo órgão como “um dos instrumentos fundamentais para a garantia da qualificação dos profissionais de direito no Brasil”.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, avaliou que é preciso “avançar muito na formação de futuros advogados e advogadas”. “A OAB tem o compromisso de lutar e contribuir com a modernização do ensino jurídico brasileiro, sem abrir mão de sua qualidade, eficiência e superioridade técnico-científica”, afirmou.

Mais lidas
Últimas notícias