Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

DF ocupa primeiro lugar em ranking de transparência de dados sobre Covid-19

Levantamento feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR) leva em consideração a qualidade das informações prestadas pelos governos

atualizado 29/05/2020 7:49

Palacio do Buriti GDF governo distrito federal executivo ibaneisHugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal subiu duas posições e passou a figurar como a unidade da federação com nota máxima no ranking que monitora a transparência na divulgação de dados relativos à pandemia do novo coronavírus.

A capital do país está em primeiro lugar, ao lado dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia no índice elaborado pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e divulgado nessa quinta-feira (28/05).

No levantamento anterior, publicado em 21 de maio, Brasília ocupava a terceira a posição.

O índice leva em consideração a qualidade das informações fornecidas pelos governos como, por exemplo, idade, sexo dos pacientes acometidos pela doença, além de informações médicas, como a presença de comorbidades. Também são considerados dados sobre a rede de saúde, como a quantidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) disponíveis.

Gabinete de crise

Alguns fatores pesaram para o bom desempenho do DF. Um deles foi a criação do Gabinete de Gestão de Crise, bunker instalado ao lado de onde despacha o titular do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), e que conta com 80 profissionais orientados  a produzir dados que subsidiem a tomada de decisões.

Além disso, semanalmente integrantes do governo se reúnem com promotores de Justiça para compartilhar informações e os rumos do enfrentamento da pandemia.

Há, também, um site criado exclusivamente para abrigar informações sobre a Covid-19 no DF. O www.coronavirus.df.gov.br é atualizado várias vezes ao dia e também aos finais de semana.

0
Números do DF

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde dessa quinta-feira (28/05), o DF tem 8,3 mil casos de infecção pelo novo coronavírus. O número total de mortos chegou a 132. Se somados os 10 moradores do Entorno do DF internados e que faleceram em hospitais da capital do país, a quantidade de vítimas chega a 142.

Ao todo, 4.984 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus se recuperaram da doença.

Últimas notícias