Desembargador José Cruz Macedo será o novo presidente do TJDFT

Além do magistrado, os desembargadores José Jacinto Costa Carvalho, Ângelo Passareli e Sérgio Xavier foram eleitos para administrar Corte

O desembargador José Cruz Macedo foi eleito, nesta terça-feira (8/2), como novo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal dos Territórios (TJDFT). Em decorrência da atual fase da pandemia, a sessão do pleno foi realizada por videoconferência.

A nova direção da Corte será composta, também, pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho, que assumirá o posto de corregedor da Justiça, além dos vice-presidentes, os desembargadores Ângelo Canducci Passareli e Sérgio Xavier de Souza Rocha.

Atual presidente, o desembargador Romeu Gonzaga Neiva parabenizou os colegas eleitos, pediu “proteção divina” aos novos dirigentes e ressaltou que a posse da nova Administração se dará no dia útil seguinte a 21 de abril.

Após o resultado da eleição, o presidente eleito agradeceu aos pares “a confiança” nele depositada e declarou que é “uma grande responsabilidade exercer esse cargo, uma vez que o TJDFT é um tribunal muito reconhecido e de grande prestígio”.

José Cruz Macedo também se comprometeu a realizar uma gestão compartilhada, “pautada no diálogo e na colaboração”, e elogiou o trabalho exitoso realizado pela atual administração da Corte – que superou os desafios e “conseguiu resultados expressivos que levaram este órgão a ser reconhecido pelo CNJ como o melhor tribunal do país”.

“Merecedores”

Decano no tribunal, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira saudou os colegas eleitos, ao destacar que são magistrados “preparados, competentes, dedicados e aptos a exercer os cargos para os quais foram escolhidos”. Oliveira também elogiou o atual comando da Corte.

“É claro que esse sucesso não se deveu apenas e tão somente à administração, mas à dedicação e competência de nossos valorosos servidores e valorosos magistrados de primeiro e segundo grau, todos irmanados e seguindo juntos”, sob a batuta da atual administração, que conduziu todos os procedimentos devidos.

Perfil

Natural de Mauriti, no interior do Ceará, José Cruz Macedo iniciou a faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará, e concluiu os estudos em Brasília, na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), em 1981.

Após atuar como advogado por 21 anos, ocupar o cargo de conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil e atuar na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o magistrado ingressou no Judiciário local por meio de vaga destinada à advocacia, pelo Quinto Constitucional.

Cruz integrou a 4ª Turma Cível durante 14 anos, afastando-se apenas para assumir cargo na Corregedoria da Justiça do DF no biênio 2016-2018. Antes, foi nomeado ouvidor substituto do TJDFT, em 2003, e ocupou também o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) entre 2014 e 2016.