Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Crise no PTB: Justiça nega suspensão da eleição para chefia do partido

Graciela Nienov alega irregularidades na reunião que elegeu o deputado Marcus Vinicius Vasconcelos como presidente do PTB

atualizado 25/03/2022 16:12

Graciela NienovMichel Jesus/Câmara dos Deputados

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Fabrício Bezerra negou pedido para suspender a eleição da nova direção nacional do PTB. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (25/3).

O deputado estadual do Rio de Janeiro Marcus Vinicius Vasconcelos foi eleito presidente do PTB durante uma reunião realizada no dia 11 de fevereiro deste ano. Graciela Nienov, que até então estava no comando nacional da sigla, alega que houve fraude na convocação do encontro partidário.

Acusada de traição, sucessora de Jefferson deixa comando do PTB

0

A direção do PTB está instável desde a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson, que foi afastado da presidência do partido. Graciela foi escolhida como a substituta, em novembro de 2021, mas sua permanência na função não durou muito.

Graciela disse à Justiça que ela não poderia ser retirada da Presidência do PTB por meio de uma reunião sem amparo estatutário. Segundo ela, Roberto Jefferson elaborou e assinou o edital de convocação do Diretório Nacional que elegeu Marcus Vinicius como presidente.

A ex-presidente disse que Jefferson “tem mobilizado recursos à sua disposição para inviabilizar a plena gestão, inclusive por intermédio de atos lícitos e ilícitos de Luiz Gustavo Pereira da Cunha, ex-secretário jurídico do PTB”.

O desembargador Fabrício Bezerra entendeu que os vícios e as nulidades apontadas por Graciela serão apurados melhor durante o processo judicial e após ouvir o outro lado: “Nesses termos, mostra-se temerária a suspensão liminar dos efeitos da reunião extraordinária, devendo-se aguardar a oitiva da parte contrária e, ao final, a decisão do colegiado.”

Mais lidas
Últimas notícias