O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Fabrício Bezerra negou pedido para suspender a eleição da nova direção nacional do PTB. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (25/3).
O deputado estadual do Rio de Janeiro Marcus Vinicius Vasconcelos foi eleito presidente do PTB durante uma reunião realizada no dia 11 de fevereiro deste ano. Graciela Nienov, que até então estava no comando nacional da sigla, alega que houve fraude na convocação do encontro partidário.
Acusada de traição, sucessora de Jefferson deixa comando do PTB

Graciela NienovDivulgação

Áudio atribuído a Graciela Nienov criou crise na nacional PTB Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Roberto Jefferson, ex-deputado e presidente de honra do PTB, planeja se candidatar ao Senado nas eleições de 2022. Apesar de ter sido preso por integrar uma suposta milícia digital que profere ataques às instituições democráticas, Jefferson não está inelegível e acredita ter o apoio de bolsonaristasFábio Vieira/Metrópoles

Roberto Jefferson foi cassado em 2005 e atualmente está preso por suposto envolvimento com milícias digitaisValter Campanato/Agência Brasil

Ex-deputado federal e presidente nacional afastado do PTB, Roberto JeffersonFábio Vieira/Metrópoles
A direção do PTB está instável desde a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson, que foi afastado da presidência do partido. Graciela foi escolhida como a substituta, em novembro de 2021, mas sua permanência na função não durou muito.
Graciela disse à Justiça que ela não poderia ser retirada da Presidência do PTB por meio de uma reunião sem amparo estatutário. Segundo ela, Roberto Jefferson elaborou e assinou o edital de convocação do Diretório Nacional que elegeu Marcus Vinicius como presidente.
A ex-presidente disse que Jefferson “tem mobilizado recursos à sua disposição para inviabilizar a plena gestão, inclusive por intermédio de atos lícitos e ilícitos de Luiz Gustavo Pereira da Cunha, ex-secretário jurídico do PTB”.
O desembargador Fabrício Bezerra entendeu que os vícios e as nulidades apontadas por Graciela serão apurados melhor durante o processo judicial e após ouvir o outro lado: “Nesses termos, mostra-se temerária a suspensão liminar dos efeitos da reunião extraordinária, devendo-se aguardar a oitiva da parte contrária e, ao final, a decisão do colegiado.”