metropoles.com

O que acontece com seu cão num acidente de carro? É assustador

Como devem ser carregados animais? Centro de Tecnologia Allianz simulou acidente com bonecos “quase reais” de cachorros. Veja o que ocorreu

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O Brasil tem mais lares com cachorros do que com crianças, segundo o IBGE: são 52,2 milhões contra 45 milhões de menores de até 14 anos. Bem, essa informação por si só merecia um estudo – e várias reportagens.

Aqui, porém, vai se discutir como transportar nos carros esses “membros das famílias”. Para mostrar quais os perigos um cão livre no banco traseiro oferece – para ele e para os passageiros – o Centro de Tecnologia Allianz (AZT), na Alemanha, fez uma simulação.

O teste de colisão usou cachorros de pelúcia com tamanho e peso similares aos animais reais. As réplicas Bobby e Max foram colocadas dentro do carro e o automóvel dirigido contra a parede. Max atravessou o interior do veículo e se chocou contra o painel. Bobby, o cão menor, permaneceu no banco de trás.

Se um carro bate a velocidade de 40 km/h, um cachorro pode se tornar um projétil perigoso, já que é arremessado pesando 40 vezes mais.

Um pastor alemão com 35 quilos pode bater com uma força de 1,4 tonelada. O dano que isso pode causar pode ser simulado à medida que o corpo do cão é lançado contra o painel do carro e, às vezes, para fora, em direção ao para-brisas.

Coleira e cinto, sim

Carsten Reinkemeyer, chefe de Tecnologia e Segurança de Veículos do AZT, recomenda proteger cães de até doze quilos com uma coleira anexada ao cinto de segurança.

Os cachorros maiores devem viajar em caixas transportadoras na parte traseira do automóvel, já que podem colidir com o banco da frente se amarrados a coleiras.

As simulações do AZT mostram que prender o cão adequadamente aumentam as chances de que todos ocupantes sobrevivam a uma colisão.

Além disso, conter o animal garante que, mesmo aterrorizado, não fugirá do local do acidente ou atrapalhará qualquer serviço de resgate a ser realizado.

E ao prendê-lo com segurança, o motorista mantém seus olhos na estrada e suas mãos ao volante.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações