metropoles.com

Conheça a quarta geração do Mustang Mach 1, que vai custar R$ 499 mil

Entregas no Brasil do icônico modelo da Ford começam em junho. Ele tem motor 5.0 V8 de 483cv 

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O Ford Mustang acaba de ganhar mais uma edição especial, que tem tudo para se tornar clássica: a Mach 1, que está desembarcando no Brasil e que é considerada a mais preparada para as pistas de todos os tempos (veja o vídeo). O primeiro Mach 1 foi lançado em 1969, para fazer uma ponte entre o Mustang GT e o Shelby. 

A performance já nasceu incorporada ao seu nome – que é a medida padrão da velocidade do som (1.235 km/h). Em seu ano de estreia, ele estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência. Teve duas atualizações em 1974 e 2003 e volta agora, 17 anos depois, como modelo 2021, com o motor mais potente da linha – e aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos mecânicos.

O novo Mach 1 traz várias peças dos icônicos modelos Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. Também é o primeiro Mustang conectado, com o aplicativo FordPass Connect para acesso remoto a funções do veículo.

0

Produzido em edição limitada, o Mach 1 começa a ser vendido nas concessionárias da marca com preço-base de R$ 499 mil (que pode variar com os impostos estaduais), substituindo a versão Black Shadow no Brasil. As entregas começam em junho.

O Mach 1 de quarta geração é focado em performance: acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Também, pudera: o conjunto tem motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de dez velocidades, com calibração exclusiva que gera ganho extra de 17cv, entregando a potência de 483cv e torque de 56,69kgfm.

Baseado na história
O carro está cheio de referências históricas, como a faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais. A frente traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que remetem aos faróis auxiliares do modelo 1969. O para-choque tem novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores.

Na lateral, grafismos (portas e parte inferior) para se lembrar do modelo original – e o emblema Mach 1 no paralama dianteiro. As rodas são 19 polegadas com acabamento cinza brilhante e deixam à mostra os freios Brembo. Os pneus são 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

O aerofólio traseiro tem perfil discreto e, segundo os engenheiros da marca, é supereficiente. Até o assoalho tem função aerodinâmica: ajudar a direcionar o fluxo de ar para refrigeração do motor, da transmissão e dos freios quando o carro trabalha no limite.

O interior é requintado, com cores e materiais de acabamento de boa qualidade – e uma placa afixada no painel com o número de identificação de cada veículo o torna bem exclusivo.

Segurança 

O Mach 1 vem com freios dianteiros Brembo de 15” com pinças de alumínio, seis pistões de 36 mm e pastilhas desenvolvidas para as pistas. 

Em relação à segurança autônoma, é equipado com alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de fadiga. 

Tem oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax), controle eletrônico de estabilidade e tração – além de assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento, farol alto automático etc.


E mais

O lado esportivo desta versão ganhou refinamento aerodinâmico, que resultou em uma melhora de 22% no “downforce”.

O escapamento tem ajuste de válvula com quatro níveis sonoros: silencioso, normal, esportivo e pista (o primeiro, por exemplo, pode ser agendado para não incomodar os vizinhos de manhã). Nos modos esportivo e pista, prepare os ouvidos.

É o primeiro Mustang conectado da América do Sul. Equipado com o sistema FordPass Connect, ele é comandado pelo celular para, por exemplo, travar e destravar portas ou ingressar no veículo sem a chave.

O sistema de áudio premium é da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.

Pelo sexto ano seguido, o Mustang também foi líder mundial de vendas dos cupês esportivos. No Brasil, liderou o segmento de superesportivo com 70% de participação. 

Com cerca de três quartos das vendas totais, os Estados Unidos continuaram sendo o principal mercado global do Mustang, principalmente nos estados do Texas, Califórnia e Flórida.


 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?