As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Focinho poderoso: veja cinco curiosidades sobre o olfato canino

O olfato ajuda o animal a se sentir seguro, calmo, ajuda a resolver curiosidades, mas também pode gerar ansiedade e estresse

atualizado 08/04/2021 9:01

Cachorro recebendo carinhoReprodução/ Freepik

O olfato canino é, certamente, um poder surreal que os nossos tão amados doguinhos carregam. Afinal, o nariz deles é projetado justamente para ser uma verdadeira máquina de cheirar e identificar situações. Através do olfato conseguem reconhecer praticamente tudo ao seu redor. E o melhor: sem nenhum tipo de preconceito!

Ou seja, para os cachorros, não há um cheiro bom ou um cheiro ruim: há cheiros! E isto faz com que eles possam agir de maneiras iguais em todas as situações, sempre dependendo exclusivamente do seu comportamento e adestramento.

O olfato ajuda o animal a se sentir seguro, calmo, ajuda a resolver curiosidades, mas também pode gerar ansiedade e também estresse. Assim como nós, humanos, os cães também têm diversas habilidades inconfundíveis. Enquanto nós somos excelentes pensadores, os cachorros são excelentes cheiradores!

Na verdade, este sentido faz com que eles desenvolvam, muitas vezes, uma inteligência canina acima da média, pois o olfato ajuda-os a identificar e interpretar situações de maneira muito ágil.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias