metropoles.com

Afinal, queda de pelo em cães é normal?

Existe um fator de normalidade na perda dos fios, mas é importante estar atento aos fatores externos

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
Flora e Fauna_Reprodução
1 de 1 Flora e Fauna_Reprodução - Foto: Facebook/Reprodução

Independente da raça, todos os cachorros soltam pelos. Alguns mais e outros menos, mas algumas doenças podem contribuir com a queda. Soltar pelos é uma forma dos cachorros eliminarem os fios danificados e deixar que novos cresçam no lugar.

Saiba que o pelo do cão passa por fases de crescimento e a duração dessas fases determina o quão frequente o cachorro vai soltar pelo. Mas, por que alguns cães soltam menos do que outros? Esses são aqueles em que a pelagem tem uma fase maior de crescimento, transição e repouso e consequentemente uma fase menor de queda.

Queda de pelo em cachorros: Causas

1. Alergias

As alergias são uma causa frequente de perda de pelos em cães. Isso ocorre devido a gatilhos ambientais, como pólen, bolores e ácaros, ou devido a gatilhos parasitas como pulgas ou ácaros. Alergias alimentares são outra causa possível de perda. Assim, os sintomas típicos de uma reação alérgica adversa incluem coceira, resultando em excesso de arranhões, mordidas e, é claro, perda de pelo. Sendo assim, no caso de alergias a pulgas, recomenda-se que os cães tomem preventivos contra pulgas como forma de minimizar as ameaças de uma infestação.

2. Infecção ou Infestação

Uma infestação de parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros é outra fonte de alopécia canina. Desse modo, juntamente com a perda de pelos ao redor das orelhas, olhos, abdômen e peito, os sinais de que seu cão pode ter ácaros ou pulgas/carrapatos incluem inflamação, coceira e vermelhidão.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Compartilhar notícia