metropoles.com

Nelsinho Piquet e Lucas Foresti dão dicas para a hora de comprar carro

Eles respondem se vale a pena comprar um carro seminovo e quais são as melhores fabricantes do mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images e @pilotolucasforesti/Instagram/Reprodução
Nelsinho Piquet e Lucas Foresti
1 de 1 Nelsinho Piquet e Lucas Foresti - Foto: Getty Images e @pilotolucasforesti/Instagram/Reprodução

Marca, preço, câmbio, consumo, condição de uso… Você já se pegou com dúvidas na hora de comprar um carro? Há uma ampla variedade de opções no mercado, o que torna o trabalho de pesquisa de cada condutor ainda maior. Mas, o que levar em conta ao entrar em uma concessionária?

A coluna conversou com dois pilotos brasileiros, Nelsinho Piquet e Lucas Foresti, para saber a opinião de cada um em relação aos fatores mais importantes no momento de decisão de compra de um veículo. Experts quando o assunto é automobilismo, eles dão algumas dicas valiosas. Afinal, vale a pena comprar um carro seminovo? Quais são as melhores fabricantes do mercado?

Eles respondem:

Nelsinho Piquet

Nelsinho é filho do famoso piloto Nelson Piquet

Nelsinho conta que já teve alguns carros ao longo da vida, mas tudo dependia do país em que estava. “Eu escolhia de acordo com as necessidades que eu tinha em cada lugar”, diz. O piloto frisa que esse é um importante critério na hora de adquirir um veículo.

O campeão mundial de Fórmula E cita o caso da capital paulista, região que exige alguns diferenciais no que diz respeito ao estilo de vida de cada indivíduo. “É recomendado que uma pessoa que more em São Paulo, por exemplo, tenha seguro, ou um carro um pouco mais alto, porque chove bastante e tem muitos buracos no asfalto”, sugere.

Para ele, veículos de câmbio automático são mais indicados para enfrentar o trânsito de São Paulo. Já para Brasília, uma cidade menos tumultuada, ou até mesmo para pegar estrada, não há tanta necessidade. “Talvez seja mais confortável, nesses casos, você pegar um carro manual, a não ser que você não goste”, fala ele.

velocímetro
Nelsinho Piquet dá dicas para a hora de comprar um carro

“Cada lugar tem necessidades e qualidades diferentes”

Nelsinho Piquet, automobilista

A tecnologia e o motor, de acordo com o piloto, são outros pontos relativos. “Isso depende se a pessoa vai usar o carro na estrada ou na cidade”, exemplifica.

“Se você viaja muito, talvez queira um carro econômico, para rodar longas distâncias. Isso vai fazer diferença nos gastos mensais”, declara o atleta.

Nelsinho Piquet explica que veículos de algumas montadoras têm a tendência de dar mais problemas que os de outras. Ele cita o caso da Toyota. “Hoje, no Brasil, os carros da Toyota são um dos que rodam mais quilômetros sem dar problemas. O Corolla, por exemplo, é muito famoso, porque as pessoas sabem que ele não dá problema. E se der, as peças são fáceis de serem encontradas e mais acessíveis”, recomenda.

O piloto conduz dois modelos da Toyota. O Corolla, primeiramente, é utilizado em seu cotidiano na cidade grande. Já com a Hilux, ele carrega doações e realiza viagens, como nos Lençóis Maranhenses, um de seus lugares favoritos no Brasil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TOYOTA (@toyota)

No quesito portas, o automobilista garante que é um detalhe que depende da pessoa. “Carro com duas ou quatro portas? Tem que ver se a pessoa é solteira ou tem família”, dá a dica.

Por fim, é melhor comprar um veículo novo ou seminovo? “Eu sempre comprei carro usado, com 1 ano de uso ou 10 mil quilômetros rodados, porque a diferença para um 0 km é muito pouca”, conclui Nelsinho Piquet.

Lucas Foresti

Lucas Foresti
Piloto Lucas Foresti

O piloto Lucas Foresti sugere que o comprador opte por um veículo econômico e espaçoso, caso tenha uma família grande. Para ele, vale a pena desembolsar um pouco mais com bancos de couro, câmbio automático, ar-condicionado, som multimídia (para ter mais conforto) e película de proteção contra o sol.

Por outro lado, na opinião de Foresti, se o intuito é economizar, não há necessidade de se preocupar com as calotas do carro. “Sem problemas. Só fica simples na estética”, diz ele.

Câmbio carro
Para Foresti, vale a pena desembolsar um pouco mais para adquirir um carro de câmbio automático

Em relação à manutenção e gastos, o competidor da Stock Car e da Império Endurance Brasil elege as marcas Volkswagen e Ford. “Os carros são duradouros”, indica. No caso da primeira, o piloto destaca a potência e a economia que a empresa conseguiu fazer com os motores turbos pequenos. Uma sugestão de modelo? “Eu gosto muito do UP TSi”, cita.

Aos que têm dúvidas quanto à necessidade de um seguro, Foresti dá a dica: “Se o carro for seu único bem, você usa todos os dias e não tem dinheiro para arrumá-lo em caso de batida, sim, você tem que ter um seguro”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia