metropoles.com

Especialista compartilha 6 passos para virar o ano com positividade

A psicóloga Vanessa Gebrim dá dicas de como começar essa nova fase de vida da melhor forma, confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Casal de namorados brincando na cama - Metrópoles
1 de 1 Casal de namorados brincando na cama - Metrópoles - Foto: Pexels

Neste dia 1º de janeiro, a Coluna Claudia Meireles lança a primeira matéria do ano de um jeito especial: com um incentivo para os leitores começarem 2023 com positividade. Mas, por que o otimismo deveria ser colocado em prática? De acordo com a psicóloga Vanessa Gebrim, os pensamentos e emoções exercem uma influência muito grande no organismo.

“A felicidade é algo que devemos cultivar diariamente com bom humor, otimismo e gentileza. Se vivermos com alegria, teremos emoções mais positivas. Usar as nossas forças, qualidades, virtudes e encontrar um sentido para a vida se torna fundamental nesse processo”, fala.

Convencido de que a positividade faz bem para você? Veja algumas dicas compartilhadas pela especialista sobre como começar essa nova fase de vida da melhor forma:

1 – Reflita

A primeira recomendação da psicóloga é reservar um tempo para ter um momento de reflexão. “Pense o que você quer manter, mudar ou melhorar em sua vida”, diz Vanessa.

Homem de costas sentado em pedra em meio a uma paisagem cercada por água - Metrópoles
Pare um tempo para refletir

2 – Defina metas

O passo seguinte é listar metas realistas por meio da organização de ideais e da definição de estratégias para alcançá-las. “É como as velas em um barco. Sem metas, nosso barco fica à deriva, sendo controlado pela força dos ventos. Como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: ‘Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve’. Se não temos um objetivo específico, nunca saberemos se estamos no caminho certo. É importante se conhecer bem – saber sobre os próprios interesses, habilidades, planos e projetos de vida…”, afirma a especialista.

Um truque para tornar as metas reais é especificá-las melhor, conforme a profissional explica. “Coloque o máximo de informações relacionadas ao seu desejo. Por exemplo, se for fazer uma viagem em 2023, defina o local, período, o valor e os pontos positivos e negativos”, instrui.

Bloco de anotações com relógio, óculos, grampeador, fone de ouvido e clips ao redor - Metrópoles
Crie metas reais

3 – Incorpore novos hábitos

A psicóloga sugere a prática de alguns hábitos saudáveis, começando por algum presente na lista. Isso, segundo ela, ajuda a trabalhar as mudanças. “Organizar a rotina e manter o foco e confiar na constância são exercícios fundamentais”, declara.

4 – Dê prioridade para a saúde mental

Nunca se falou tanto em saúde mental. E isso não é à toa. A cada dia, cuidar dessa área tem se tornado mais relevante.

Como proceder? “Praticar exercícios físicos, priorizar a qualidade do sono, relaxar, se alimentar de forma saudável, fazer terapia, meditar, se amar, ter lazer e conviver com as pessoas que te fazem bem”, ensina Vanessa Gebrim.

“Dormir entre sete e nove horas por noite é o ideal para o desempenho cognitivo e também para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Estabeleça um horário para fazer sua rotina do sono, tome uma ducha quente, faça um chá, deixe o celular de lado um pouco antes e tente fazer uma leitura antes de repousar”, compartilha.

5 – Saiba lidar com as diferenças

Já que a especialista mencionou a convivência, que tal parar para refletir na forma como lidamos com quem nos rodeia?

Para ela, se tivermos um relacionamento bom com nós mesmos, ficará mais fácil de se relacionar com as pessoas. “A principal dificuldade está em gerenciar as emoções e sentimentos e não saber lidar com as diferenças. Dicas como dialogar mais e ter empatia são fundamentais”, lembra ela.

“Esteja perto de quem te faz bem e te apoia”, anuncia.

Grupo de quatro pessoas jovens rindo sentadas em grama - Metrópoles
Avalie seus relacionamentos

6 – Aprenda algo novo

Aprender algo novo é um conselho transformador para quem quer ter um ano diferente e mais positivo. De acordo com Vanessa, a atitude ajuda a manter a mente saudável e jovem. “Quando aprendemos, novas conexões surgem nos nossos neurônios, deixando eles mais fortes. É desafiador, ajuda na sociabilidade e a pessoa se torna sempre ativa”, aponta.

Ler, fazer cursos, desenhar, meditar, aprender um idioma diferente ou tocar um instrumento, por exemplo, desafia o cérebro para qualquer coisa nova, reduzindo o estresse e liberando dopamina. “A pessoa se sente mais feliz e contribui para a parte cognitiva também”, complementa.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?