Day spa: que tal alguns tratamentos para relaxar após as férias?

A coluna experimentou três novos procedimentos em estabelecimentos de Brasília para preparar o corpo para o Carnaval

Claudia Meireles
Compartilhar notícia

As férias de verão são sempre muito aguardadas. No entanto, apesar do break do trabalho ou da faculdade, os excessos cometidos durante Natal e Réveillon, o álcool, os alimentos gordurosos e as noites maldormidas são tóxicos ao nossos organismo.

A coluna Claudia Meireles pesquisou quais são os novos tratamentos disponíveis em Brasília para te deixar novinho em folha e preparado para o Carnaval.

Aos detalhes!

Shiloah Float

A terapia da clínica Shiloah, na 616 Sul, garante que os clientes flutuem em um tanque de água fechado. Isso acontece devido à solução de água e sal de Epsom (sulfato de magnésio) em temperatura corporal, possibilitando que as pessoas flutuem, assim como ocorre no Mar Morto, o qual banha Israel, Cisjordânia e Jordânia.

A possibilidade de total isolamento proporciona um banho meditativo de 45 minutos dentro do tanque de flutuação, com opção entre a escuridão completa ou com luzes de cromoterapia. Uma música calma toca durante os primeiros e os últimos 10 minutos do tratamento. Caso o cliente precise de ajuda, um botão de emergência o coloca em contato com a área externa.

Além de inusitado, esse equipamento proporciona longevidade e ajuda a aumentar serotonina, dopamina e endorfina, neurotransmissores relacionados ao bem-estar. A prática é estudada pela neurociência.

Segundo a proprietária do spa, Talita Torres, atletas são fãs da flutuação. O jogador de futebol americano e marido de Gisele Bündchen, Tom Brady, tem o próprio tanque em casa.

“A terapia ajuda na regeneração muscular, desintoxicação, insônia, ansiedade, depressão e vários outros problemas de saúde”, garante Talita.

“O magnésio diminui o cortisol, o hormônio do estresse. Te proporciona uma sensação de leveza e bem-estar. Ajuda no alívio de dores, falta de sono, ansiedade. Sem contar que é um excelente antioxidante”, conta.

Talita faz alguns alertas: é necessário tomar banho antes e depois do procedimento em uma ducha dentro da própria cabine. O spa oferece toalha para todos os clientes. É preciso ter cuidado ao sair do tanque, uma vez que o corpo está em total relaxamento e a água salgada o deixa escorregadio.

1/8
A flutuação dura 45 minutos
O neurocientista americano John C. Lilly descobriu os benefícios da flutuação na década de 1950
Depois de conhecer o Mar Morto, em Israel, ele começou a estudar os efeitos da flutuação no cérebro humano
O sal de Epsom possibilita que os clientes flutuem no tanque
Bruno Oliveira/Cortesia
Bruno Oliveira/Cortesia
Eliá Spa

O spa passou por uma reforma em novembro de 2019 e está de cara nova. Cada detalhe foi pensado para o conforto do cliente. Junto à renovação, foi trazida a Ducha de Vichy, também conhecida como Ducha da Chuva.

Ela tem origem na cidade de Vichy, na França, e reproduz a sensação natural de um banho de chuva.

Trata-se de hidromassagem realizada em uma sala projetada especialmente. A pessoa deita em uma cama de pedra, colocada embaixo de uma barra de ducha com cinco jatos.

A queda suave da água, à aproximadamente 38ºC, direcionada para os chakras, relaxa os músculos, liberta as tensões acumuladas e estimula a circulação sanguínea. A sensação é inexplicável: uma paz toma conta do corpo e da mente, e o estresse vai embora junto com a água.

Enquanto a água cai, o cliente recebe uma massagem relaxante, feita por um ou dois terapeutas simultaneamente. A combinação de sensações do som, da temperatura e da vibração da água, conciliados com a massagem, induz a um relaxamento profundo.

1/7
As duchas são direcionadas para os pontos dos chakras
O tratamento está localizado no andar superior do spa
A Ducha de Vichy também é conhecida como Ducha da Chuva
O procedimento dura cerca de 50 minutos
Eliá Spa/Divulgação
Spa Raquel Furquim

Raquel Furquim é conhecida por ser umas das melhores massagistas de Brasília. Entre os procedimentos oferecidos no spa que leva o seu nome, a empresária recomenda a thai aroma como opção relaxante.

“Ela é relaxante, terapêutica e muito realizada nos spas tailandeses. É novidade em Brasília. Foi trazida da Tailândia em 2019 e as únicas duas profissionais da capital que se habilitaram para a técnica são terapeutas do spa”, conta Raquel.

O tratamento reúne benefícios da massagem e da aromaterapia em uma experiência única. Os movimentos aquecem o tecido muscular, liberando a tensão e as dores, estimulam a circulação e a drenagem das toxinas do corpo, ao mesmo tempo que hidratam a pele e estimulam o olfato da cliente. A combinação da massagem com o aroma transporta ao paraíso.

Uma vez na maca, um blend de óleos vegetais e essenciais são passados no corpo com movimentos que mais parecem um “presente dos céus”. A combinação de hortelã, pimenta e laranja é a mais indicada para uma desintoxicação, pois o óleo de hortelã potencializa a circulação e o de laranja estimula a drenagem e a eliminação das toxinas. Por isso, é recomendado para quem tem celulite.

Opções de flores da Tailândia, de lavanda e outros blends de hortelã e laranja são utilizados de acordo com a indicação. O óleo escolhido depende do efeito terapêutico e do aroma desejado.

1/4
A thai aroma reúne benefícios da massagem e da aromaterapia em uma experiência única
A técnica está disponível nos spas Raquel Furquim, no Sudoeste e Setor de Clubes Sul
Felipe Menezes/Cortesia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile