metropoles.com

Conheça a Which, rede social de enquetes que promete ser tendência

Plataforma focada em enquetes foi criada pelas publicitárias e cunhadas Sophie Carelli Wajngarten e Bianca Wajngarten

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Entrevista Bianca Wajngarten e Sophie Carelli Wajngarten. São Paulo(SP), 15/09/2022
1 de 1 Entrevista Bianca Wajngarten e Sophie Carelli Wajngarten. São Paulo(SP), 15/09/2022 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Tomar uma decisão nem sempre é fácil, principalmente quem sofre com dúvidas até no último segundo do veredito. Se esse é o seu problema, uma nova rede social, batizada de Which e idealizada pelas cunhadas — e melhores amigas — Sophie Carelli WajngartenBianca Wajngarten promete trazer soluções. Criada pela dupla de publicitárias, a plataforma consiste em uma mídia para “pedir e dar pitaco na vida alheia”.

Caso nunca tenha sequer passado pela mente: um adulto chega a tomar 35 mil decisões diariamente, segundo estudo da Cornell University, dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, são 2 mil determinações por hora e uma escolha a cada dois segundos. A fim de otimizar o tempo e o processo de seleção, vale recorrer à plataforma. A Which foca no compartilhamento de questões e integração de pessoas na busca por soluções.

Amigas e cunhadas, Sophie Carelli Wajngarten e Bianca Wajngarten lançaram o aplicativo focado em enquetes

A rede social já conquistou a apresentadora Ana Hickmann e a empresária Chris Pitanguy, entre outros influenciadores digitais. A Which lembra o aplicativo do momento, o TikTok, mas com o feed no formato vertical. Em vez de publicarem vídeos de dancinhas ou tutoriais de maquiagem, os internautas devem publicar perguntas por meio de uma enquete. Caso não queira se identificar, o usuário pode preferir a opção anônima.

Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Sophie contou a respeito de como ela e Bianca conceberam o projeto da Which. “Enxergamos uma oportunidade de ampliar nossa troca no universo digital, empreendendo em algo pouco explorado: a influência do compartilhamento para desenvolver uma rede que entrega respostas a todo tipo de dúvida”, explica a publicitária.

As publicitárias criaram a rede social Which

Até o lançamento da plataforma, elas trabalharam por um ano e meio no processo de idealização e desenvolvimento. Aos interessados em perguntar e responder às enquetes na rede social, o aplicativo está disponível gratuitamente nos sistemas operacionais iOS ou Android. Segundo as sócias, questionamentos polêmicos tendem a ter mais interações. Fica a dica!

“Tá na dúvida? O Which responde. Mais do que uma rede social, um auditório de perguntas e respostas. Seu fiel guru, seu novo termômetro. Bem-vindo a Which. Bora compartilhar?”, escreveram na interface do aplicativo.

A rede social idealizada pela dupla já conquistou Ana Hickmann e Chris Pintaguy

Vantagens

Trazendo o design clean, descontraído e moderno, a plataforma prende os jovens, mas as cunhadas Sophie e Bianca almejam conquistar grandes empresas. Elas avaliam a Which como um “grande serviço” em que as marcas podem interagir com os próprios clientes, de maneira mais íntima e personalizada, em vez de precisarem desembolsar quantias com pesquisas.

“Além de ajudar as pessoas nas mais diversas tomadas de decisões, pode ser também uma ferramenta de serviço incrível para as marcas, que terão pesquisa qualitativa gratuitamente de forma rápida e simples”, esclarece Sophie. A publicitária frisa que seguiu a tendência do compartilhamento, focando em opiniões. “Saber que estamos colaborando com a questão de alguém vale muito”, garante a idealizadora.

Sophie compartilhou detalhes do projeto em conversa com a Coluna Claudia Meireles
Bianca Wajngarten é um dos nomes por trás da plataforma Which

“Sem a sua opinião, a gente nem existiria” é um dos lemas do app, que promete ser tendência antes de qualquer tomada de decisão. As idealizadoras trabalham a todo vapor para conquistar um número bem alto de internautas brasileiros para poderem passar ao próximo foco, conforme atesta Sophie Carelli Wajngarten: “Em um segundo momento, queremos levar o Which para outros países e, futuramente, globalizar a entrega aos usuários e marcas”.

Encontram-se nos planos das idealizadoras da rede social adicionar novas ferramentas à Which e aumentar ainda mais a entrega de respostas e entretenimento, por exemplo, as enquetes terem mais de duas alternativas. “Estamos apenas na versão 1 e novas features virão logo mais com maiores desdobramentos e formas de pesquisa”, salienta Sophie à Coluna.

As publicitárias Sophie e Bianca almejam expandir a Which para outros países

As publicitárias revelam que “o grande benchmark é o Waze”, aplicativo de trânsito. Para Sophie, o Which depende da quantidade de usuários para ter força no resultados das enquetes entregues e para ajudar de verdade as pessoas a sanarem suas questões. À avaliação, a criadora da rede social acrescentou: “Quanto mais pessoas, maior a entrega da sua pesquisa”.

Como funciona

Ao publicar a pergunta com duas opções de resposta, o internauta consegue acompanhar os resultados em tempo real. O aplicativo permite compartilhar as interações das enquetes em outras redes sociais. Todos da comunidade Which estão livres para publicarem quantos questionamentos quiserem, entretanto, só podem votar uma vez em cada “sondagem”. É possível trocar opiniões com conhecidos ou não.

0

O objetivo é que os questionamentos sejam sempre respondidos, mesmo a pessoa não sendo uma celebridade no meio digital: “Opinar e questionar nunca foi tão fácil, inteligente e divertido. Com o Which, todas as dúvidas têm uma resposta. Você influencia e é influenciado. Acreditamos na potência de uma rede social colaborativa em que todos se ajudam porque a opinião do outro importa, e muito.”

Regras claras

Para integrar a Which, o usuário precisa ter conta de e-mail ativa e fornecer informações claras durante o cadastro. Não é necessário se identificar publicamente no perfil. Em caso de denúncias por tentar se passar por outra pessoa, marca ou organização, o internauta enfrentará um processo de avaliação e pode ser banido do aplicativo. A classificação indicativa é de 12 anos.

Assim como outras redes sociais, a Which não permite a postagem de conteúdos fraudulentos, enganosos e ilícitos, envolvendo pornografia, suicídio, drogas e incitação à violência. Publicações com ataques à raça, etnia, religião, gênero, deficiências e orientação sexual também entram no leque de posts proibidos.

A dupla vê a Which como uma “oportunidade de ampliar a troca no universo digital empreendendo em algo pouco explorado”

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?